O Presidente do Conselho Europeu, António Costa, participa, em representação da União Europeia (UE), na “Cimeira de Sharm El-Sheikh para a Paz”, agendada para 13 de outubro. Uma participação que de acordo com comunicado do Conselho Europeu, é a convite do Presidente do Egito, Abdel Fattah al-Sisi, e do Presidente dos Estados Unidos, Donald J. Trump.
“Um longo caminho rumo à paz começa amanhã no Egito. A comunidade internacional está unida em seu compromisso com um futuro onde palestinos e israelenses vivam lado a lado em paz e segurança. Pela primeira vez em muito tempo, há esperança real. Esperança pela libertação de todos os reféns, por um cessar-fogo e pelo acesso irrestrito da humanidade a Gaza. Esperança por uma paz justa e sustentável e por um futuro mais brilhante, alicerçado na solução de dois Estados. Juntos, ajudaremos a reconstruir Gaza e a curar as feridas. Não esqueceremos os terríveis acontecimentos de 7 de outubro de 2023, que jamais deveriam repetir-se”, afirmou, citado em comunicado, António Costa, Presidente do Conselho Europeu.
Em Sharm El-Sheikh, António Costa será testemunha de assinatura do Acordo para pôr fim à guerra em Gaza, e que será assinado pelos mediadores e pelo Presidente dos EUA, Donald Trump. O Acordo sobre a primeira fase do Plano de Paz para o Oriente Médio, mediado pelos EUA, Egito, Catar e Turquia, é considerado pelo Conselho Europeu “um avanço crucial para pôr fim à guerra em Gaza e estabelecer um cessar-fogo permanente, garantir a libertação de todos os reféns e permitir o restabelecimento total do acesso da ajuda humanitária à Faixa de Gaza.”
Em comunicado, o Conselho Europeu refere que a UE está empenhada em contribuir para os processos de governação transitória, recuperação e reconstrução, a fim de garantir que o “dia seguinte” seja um sucesso, nomeadamente através da continuação do seu apoio à Autoridade Palestiniana. Esforços que deverão abrir caminho para uma estabilidade a longo prazo, alicerçada na solução de dois Estados, com Israel e um Estado da Palestina a viverem lado a lado em paz e segurança.














