Sétimo pedido de Portugal de 1,06 mil milhões de euros do PRR recebe luz verde da Comissão Europeia

Sétimo pedido de Portugal de 1,06 mil milhões de euros do PRR recebe luz verde da Comissão Europeia
Sétimo pedido de Portugal de 1,06 mil milhões de euros do PRR recebe luz verde da Comissão Europeia. Foto: Rosa Pinto

A Comissão Europeia anunciou que concluiu por avaliação positiva ao sétimo pedido de pagamento de Portugal, no valor de 1,06 mil milhões de euros em subvenções (líquidas de pré-financiamento) ao abrigo do Mecanismo de Recuperação e Resiliência, que é o elemento central do NextGenerationEU.

Na avaliação do pedido de pagamento, apresentado por Portugal em 26 de junho de 2025, a Comissão Europeia concluiu que Portugal cumpriu satisfatoriamente os 11 marcos e 16 metas estabelecidos na decisão de execução do Conselho Europeu para a transferência da sétima parcela do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Agora, o Comité Económico e Financeiro (CEF) dispõe de quatro semanas para emitir parecer, que se for positivo a Comissão aprovará oficialmente o pagamento a Portugal. A entrega destes fundos irá elevar os fundos pagos a Portugal do PRR para 13,8 mil milhões de euros (incluindo os 2,33 mil milhões de euros de pré-financiamento que recebeu em setembro de 2021 e o pré-pagamento de 171 milhões de euros ao abrigo do REPowerEU que recebeu em 21 de dezembro de 2023.

Esta avaliação positiva é um sinal claro de que Portugal está a transformar ambição em resultados. Demonstra que o país está a cumprir os compromissos assumidos com responsabilidade e eficiência”, afirmou, citado em comunicado, Castro Almeida, Ministro da Economia e da Coesão Territorial.

O Ministro Castro Almeida acrescentou que, “cada marco e meta atingidos traduzem-se em investimento, emprego e novas oportunidades para as pessoas e para as empresas, resultam num contexto melhor”.

Com mais esta nova transferência de fundos a Comissão Europeia indicou que considera que as reformas e os investimentos associados ao pedido de pagamento impulsionarão mudanças positivas para os cidadãos e as empresas em Portugal, nomeadamente nos domínios da saúde, da digitalização, da igualdade de género e das energias renováveis.

As medidas relacionadas com sétimo pedido de pagamento incluem, nomeadamente:

Aquisição de equipamento médico, incluindo equipamento pesado;

Apoio às pessoas vulneráveis em risco de exclusão social;

Novos veículos e equipamentos para bombeiros, forças de proteção civil e de segurança;

A renovação de duas centrais hidroelétricas na Madeira;

Financiamento de alojamentos de emergência e de transição;

Medidas para um sistema de gestão da igualdade salarial e do reconhecimento das empresas com disparidades salariais mais estreitas entre homens e mulheres;

Estações de carregamento de veículos elétricos acessíveis ao público.

O Ministro Castro Almeida reforçou: “A confiança da Comissão Europeia é a prova de que estamos a executar bem e com determinação. O Governo continuará focado em acelerar o PRR, reforçando a coesão económica e social de todo o território”.