O Egito é mais um dos países a aderir ao Programa Europeu de investigação e Inovação, o Horizonte Europa. Um programa da União Europeia (UE) que concede aos investigadores, universidades, inovadores e entidades egípcios acesso a todas as partes do programa em condições semelhantes às dos Estados-Membros da UE.
A partir de agora os cientistas e entidades egípcias podem, no seio do Horizonte Europa, também liderar projetos, contribuir para a investigação de ponta e apoiar as reformas nacionais no domínio da investigação e o reforço das capacidades institucionais.
“As pessoas estão no cerne da parceria UE-Egito — ajudando-as a desenvolver os seus talentos, ideias e competências. A associação do Egito ao Horizonte Europa criará oportunidades para projetos e inovações de ponta. Estes desenvolvimentos far-se-ão em domínios de investigação vitais, como a gestão da água, a agricultura sustentável e a segurança alimentar, trazendo benefícios tangíveis às nossas sociedades”, afirmou Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia.
O acordo de parceria com o Horizonte Europa foi assinado durante a Cimeira UE-Egito, em Bruxelas, pela comissária Ekaterina Zaharieva responsável pelas Startups, Investigação e Inovação, e pelo ministro egípcio do Ensino Superior e da Investigação Científica, Mohamed Ayman Ashour. A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o presidente egípcio, Abdel Fattah al-Sisi, estiveram presentes durante a cerimónia.
Para a Comissão Europeia, este acordo de adesão baseia-se na relação de cooperação de longa data entre a UE e o Egito, proporcionando uma plataforma para uma parceria reforçada na resposta aos desafios globais, desde a transformação digital à ação climática. Reforça igualmente a colaboração regional em matéria de investigação e inovação.
O acordo também alarga a participação do Egito na Parceria para a Investigação e a Inovação na Região Mediterrânica (PRIMA) orientada para melhorar a gestão da água, os sistemas agrícolas e as cadeias de valor alimentar.
Cooperação em I&I com o Egito
Para a Comissão Europeia o Egito é considerado um parceiro de confiança na cooperação em matéria de investigação e inovação com a UE, a União para o Mediterrâneo e a União Africana. Uma parceria que se baseia no Acordo de Cooperação Científica e Tecnológica UE-Egito de 2005 e na participação do Egito em iniciativas como a parceria PRIMA.
Em abril de 2025, a UE e o Egito concluíram com êxito as negociações sobre a associação do Egito ao Horizonte Europa, o que vai reforçar as capacidades de investigação e inovação do Egito e o seu papel na colaboração científica regional e internacional.
O Horizonte Europa é o principal programa de financiamento da UE para a investigação e a inovação, com um orçamento de 93,5 mil milhões de euros para o período de 2021 a 2027, tendo com abordagens as alterações climáticas, o apoio aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e o impulso para a competitividade e o crescimento da UE.














