União Europeia vai financiar reforço da segurança dos cabos submarinos

União Europeia vai financiar reforço da segurança dos cabos submarinos
União Europeia vai financiar reforço da segurança dos cabos submarinos

A Comissão Europeia disponibiliza 20 milhões de euros para proteger os cabos submarinos da Europa. O novo financiamento é feito no âmbito do Programa Europa Digital para apoiar a criação de plataformas regionais de cabos e testes de esforço à resiliência das infraestruturas de cabos submarinos.

O Centro Europeu de Competências em Cibersegurança, que é a plataforma central da União Europeia (UE) para a gestão dos fundos de cibersegurança, vai aceitar propostas até 10 milhões de euros para a criação de plataformas regionais de cabo. Estes centros monitorizarão as ameaças, com aplicação de análises baseadas em IA para deteção em tempo real e permitir uma resposta mais rápida a incidentes. A região nórdica-báltica acolherá o primeiro centro-piloto.

Além disso, também estão disponíveis 10 milhões de euros, ao abrigo do Regulamento Cibersolidariedade, para propostas para o ensaio de infraestruturas críticas.

Estas novas oportunidades de financiamento da UE ajudar-nos-ão a reforçar a resiliência das redes de cabos submarinos da Europa – as nossas linhas de vida digitais. Ao investir em polos regionais de cabos e na melhoria dos testes de esforço, estamos a reforçar a nossa capacidade de detetar, prevenir e responder a ameaças. O novo relatório de peritos constitui a base para este trabalho, mapeando as infraestruturas de cabo da Europa e os principais riscos que temos de enfrentar em conjunto”, afirmou Henna Virkkunen, vice-presidente executiva da Comissão Europeia responsável pela Soberania Tecnológica, Segurança e Democracia.

Henna Virkkunen apresentou, em Riga, o relatório do Grupo de Peritos sobre Cabos, que descreve o progresso no reforço da segurança e da resiliência da Europa no que diz respeito aos cabos submarinos críticos. O relatório faz o levantamento das infraestruturas existentes e planeadas, avalia os riscos e define orientações para os testes de esforço.

A UE já investiu 420 milhões de euros através do Mecanismo Interligar a Europa Digital em 51 projetos da Estratégia Digital Global Gateway, e a Comissão Europeia anunciou que em breve haverá uma nova vaga de projetos.