OMS estabelece novo padrão global para medicamentos oncológicos para crianças

OMS estabelece novo padrão global para medicamentos oncológicos para crianças
OMS estabelece novo padrão global para medicamentos oncológicos para crianças. Foto: © OMS

A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou seis novos perfis para formulações de medicamentos essenciais para o tratamento do cancro em crianças. Trata-se de um roteiro técnico para os fabricantes de produtos farmacêuticos desenvolverem medicamentos para uso em crianças em todo o mundo que sofrem de cancro.

A OMS estima que, por ano, 400.000 crianças e adolescentes desenvolvam cancro, e com taxas de sobrevivência abaixo de 30%, na maioria dos países de baixo e média rendimento, em comparação com taxas de mais de 80% em países de alto rendimento. Uma das barreiras é a falta de medicamentos adequados à idade. Pois, crianças com cancro dependem frequentemente de medicamentos preparados para adultos, que são difíceis ou impraticáveis ​​de administra em crianças, e que levam a dosagens imprecisas e a riscos desnecessários ao tratamento.

A publicação da OMS “Acelerando o desenvolvimento de formulações prioritárias no cancro infantil” define perfis de produtos alvo (TPPs, na sigla em inglês) com padrões ideais e mínimos para novas formulações adequadas para crianças de seis medicamentos: ciclofosfamida, etoposídeo, mercaptopurina, metotrexato, procarbazina e temozolomida.

Os TPPs foram desenvolvidos através de um procedimento padrão da OMS, incluindo uma consulta de especialistas realizada virtualmente em dezembro de 2024, aproveitando a experiência de parceiros e especialistas globais da Rede Global de Acelerador de Formulações Pediátricas da OMS.

Desde que a OMS anunciou a primeira lista de formulações prioritárias para o cancro pediátrico, em janeiro de 2024, a OMS tem liderado o trabalho de desenvolvimento de produtos terapêuticos para o cancro infantil, trabalhando em estreita colaboração com diversas entidades, incluindo o St. Jude Children’s Research Hospital, a European Paediatric Formulation Initiative e a International Society of Paediatric Oncology.