Plano de Paz dos EUA para a Ucrânia recebe oposição de alguns líderes

Plano de Paz dos EUA para a Ucrânia recebe oposição de alguns líderes
Plano de Paz dos EUA para a Ucrânia recebe oposição de alguns líderes

Numa declaração conjunta o Presidente do Conselho Europeu, a Presidente da Comissão Europeia, os Presidentes da França e da Finlândia, os Primeiros-Ministros do Canadá, da Irlanda, da Itália, do Japão, dos Países Baixos, da Espanha, do Reino Unido, da Noruega e o Chanceler da Alemanha, indicam saudar os esforços contínuos dos EUA para trazer a paz à Ucrânia.

Sobre o Plano de Paz dos EUA para a Ucrânia afirmam que “a versão inicial do plano de 28 pontos inclui elementos importantes que serão essenciais para uma paz justa e duradoura.”

“Acreditamos, portanto, que a minuta é uma base que exigirá trabalho adicional. Estamos prontos para nos engajar a fim de garantir que uma paz futura seja sustentável. Temos clareza sobre o princípio de que as fronteiras não devem ser alteradas pela força. Também estamos preocupados com as limitações propostas às forças armadas da Ucrânia, que deixariam o país vulnerável a futuros ataques”, refere a declaração.

No entanto, os líderes acrescentam: “Reiteramos que a implementação de elementos relacionados com a União Europeia e com a NATO necessitaria do consentimento dos membros da UE e da NATO, respetivamente.”

Também reforçam: “Aproveitamos esta oportunidade para reiterar a firmeza do nosso apoio contínuo à Ucrânia. Continuaremos a coordenar estreitamente com a Ucrânia e os EUA nos próximos dias.”