O Fórum Europeu Conjunto para Projetos Importantes de Interesse Comum Europeu (JEF-IPCEI, sigla em inglês), que inclui representantes de alto nível dos Estados-Membros e da Comissão, aprovou o lançamento da fase de conceção de três novos projetos na área das biotecnologias.
Os projetos selecionados pelo IPCEI são nos domínios dos produtos químicos de base biológica, dos materiais de base biológica e das biotecnologias para alimentos e rações. Os Estados-Membros que apresentaram os projetos vão adaptar o âmbito com apoio do Centro de Apoio à Conceção do IPCEI.
Para a Comissão Europeia, as biotecnologias são de importância estratégica para a União Europeia (UE), e desempenham um papel vital no reforço da resiliência, competitividade e sustentabilidade da UE. Os avanços nos produtos químicos e materiais de base biológica ajudam a reduzir a dependência da UE em relação aos recursos fósseis, ao mesmo tempo que apoiam a transição para uma economia mais circular e eficiente na utilização dos recursos.
Também, a inovação nas biotecnologias para alimentos e rações pode aumentar a segurança alimentar, melhorar a sustentabilidade nutricional e reduzir as pressões ambientais sobre os sistemas agrícolas.
Cada um dos projetos selecionados está alinhado com as prioridades da economia verde e da bioeconomia.
O Fórum também aprovou o plano de trabalho para 2026 e aprovou várias entregas importantes, incluindo uma recomendação para facilitar a participação das PME nos Projetos Importantes de Interesse Comum Europeu, um relatório e uma recomendação sobre metodologias de avaliação e recomendações adicionais sobre as melhores práticas nacionais relacionadas com os procedimentos de implementação, relatórios e monitorização.














