União Europeia apoia a Ucrânia com mais 2,3 mil milhões de euros para necessidades financeiras

União Europeia apoia a Ucrânia com mais 2,3 mil milhões de euros para necessidades financeiras
União Europeia apoia a Ucrânia com mais 2,3 mil milhões de euros para necessidades financeiras. Foto: ©UE

A Comissão Europeia entregou à Ucrânia 2,3 ​​mil milhões de euros para apoiar as finanças e a administração pública do país. É o sexto pagamento regular da Comissão Europeia no âmbito do principal instrumento da União Europeia (UE), o Mecanismo para a Ucrânia. O valor vai apoiar a recuperação, as reformas e o caminho da Ucrânia para a adesão à UE.

O valor, como indicou a Comissão Europeia, vai também ajudar a estabilizar o orçamento do Estado, permitindo a Kiev avançar com reformas estruturais ambiciosas, essenciais para a integração europeia.

Até agora a UE já desembolsou, desde março de 2024, 26,8 mil milhões de euros no âmbito do Mecanismo para a Ucrânia, o que corresponde a quase 70% dos fundos disponíveis no âmbito do primeiro pilar do Mecanismo para a Ucrânia.

A Comissão Europeia indicou que o desembolso é feito na sequência da implementação bem-sucedida de reformas pela Ucrânia em áreas estrategicamente importantes, incluindo a gestão das finanças públicas, o sistema judicial, os mercados financeiros, a descentralização e a política regional, o setor agroalimentar, a gestão de matérias-primas críticas e a transição verde e a proteção ambiental. Reformas que mostram como o Mecanismo para a Ucrânia está a impulsionar diretamente o progresso no país, mesmo em condições de guerra.

A Ucrânia está a implementar reformas reais a uma velocidade notável, apesar da agressão da Rússia. Através do Mecanismo para a Ucrânia, a UE está a impulsionar reformas que aproximam a Ucrânia da UE, ao mesmo tempo que apoia as necessidades críticas, incluindo a segurança energética no inverno. O Mecanismo para a Ucrânia continuará a ser essencial para manter o ritmo das reformas e o futuro europeu da Ucrânia”, afirmou Marta Kos, Comissária Europeia para o Alargamento.

O desembolso agora realizado vem no seguimento de pedido de pagamento parcial a 11 de novembro pela Ucrânia. A 11 de dezembro, o Conselho da União Europeia aprovou a avaliação da Comissão Europeia que concluiu que a Ucrânia tinha cumprido com sucesso oito indicadores de reforma ligados ao sexto pagamento trimestral regular, bem como um indicador pendente do quarto pagamento.