A Comissão Europeia anunciou um orçamento inicial de 1,9 mil milhões de euros para a ajuda humanitária em 2026. Este anúncio surge quando é reconhecido que 239 milhões de pessoas necessitam de assistência e quando os principais doadores mostram estar a reduzir o apoio financeiro.
A União Europeia (UE) presta assistência vital onde é mais importante: alimentação e abrigo de emergência, cuidados de saúde críticos, proteção dos mais vulneráveis e apoio à educação das crianças em zonas de crise. A Comissão Europeia lembrou que quando outros doadores se retiram e o direito humanitário enfrenta uma pressão sem precedentes, a UE mantém o compromisso de uma ajuda que chega às pessoas necessitadas, onde quer que estejam.
A dotação inicial de 1,9 mil milhões de euros inclui 557 milhões de euros para a África Ocidental e Central, 448 milhões de euros para o Médio Oriente e 145 milhões de euros para as necessidades humanitárias na Ucrânia. Além disso, a Comissão Europeia indicou que mais de 415 milhões de euros estão reservados para responder a emergências súbitas em todo o mundo e para manter uma cadeia de abastecimento estratégica.














