
A Comissão Europeia pretende reforçar a cooperação com países da América do Sul e para isso Michael McGrath, Comissário Europeu para a Democracia, Justiça, Estado de Direito e Defesa do Consumidor desloca-se ao Brasil para concluir o quadro de adequação mútua União Europeia (UE)-Brasil para a livre e segura circulação de dados pessoais, que beneficiar 670 milhões de consumidores na UE e no Brasil.
Durante a visita ao Brasil, o Comissário Europeu tem agendado um encontro com o Vice-Presidente Geraldo Alckmin, como com o Ministro da Justiça e Segurança Pública, Wellington César Lima e Silva, com quem irá discutir novas vias de cooperação judiciária.
Outro dos encontros agendados é com o Ministro de Estado da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Sidónio Cardoso, para partilhar experiências na promoção da resiliência democrática.
Além disso, o Comissário Europeu irá reunir com o Diretor-Presidente da Agência Nacional de Proteção de Dados (ANPD) do Brasil, bem como com representantes de empresas brasileiras e europeias para discutir as vantagens da livre circulação de dados entre a UE e o Brasil.
Para assinalar a adoção da decisão de adequação com o Brasil e em antecipação do Dia Mundial da Proteção de Dados, Michael McGrath participará numa cerimónia que terá lugar às 20h00, e 27 de janeiro de 2026.
Comissário Europeu, do Brasil viajará para a Colômbia onde durante dois dias vai discutir temas relacionados com a proteção de dados e a cooperação judiciária. Para isso tem agendada reunião com a Ministra dos Negócios Estrangeiros, Yolanda Villavicencio, e com o Ministro da Justiça interino, Andrés Idárraga, bem como com empresas europeias e colombianas.
Na Universidade Pontifícia Javeriana, na Colombia, o Comissário Europeu discursará sobre a defesa da democracia na era da informação, no contexto de uma mesa-redonda com representantes da juventude.













