União Europeia fornece mais 50 milhões de euros à Ucrânia para necessidades energéticas urgentes

União Europeia fornece mais 50 milhões de euros à Ucrânia para necessidades energéticas urgentes
União Europeia fornece mais 50 milhões de euros à Ucrânia para necessidades energéticas urgentes. Foto: ©UE

A Comissão Europeia, em conjunto com o Banco Europeu de Investimento, disponibilizou mais 50 milhões de euros à empresa estatal de energia da Ucrânia, a Naftogaz. Este financiamento da União Europeia (UE) é destinado a poiar o sistema energético do país face às condições meteorológicas mais rigorosas desde o início da guerra.

A descida da temperatura e os contínuos ataques russos contra as infraestruturas energéticas da Ucrânia estão a dificultar a vida no país, assim, este financiamento da UE ajudará a garantir o aquecimento e o fornecimento de energia às habitações, serviços essenciais e empresas de todo o país.

As notícias que chegam da Ucrânia todas as manhãs são horríveis. O que a Rússia está a fazer é terrorismo de Estado. Isto vai para além da guerra. As pessoas estão a morrer congeladas. Muitas estão a fugir de Kiev e de outras cidades. A UE tem trabalhado em estreita colaboração com a Ucrânia para estabilizar o sistema energético, mas a escala dos ataques russos é tal que a Ucrânia precisa urgentemente de mais recursos. Este empréstimo de emergência de 50 milhões de euros é uma das muitas medidas adicionais. Estamos a analisar todas as opções possíveis para ajudar os ucranianos”, declarou Marta Kos, Comissária Europeia para o Alargamento.

As verbas concedidas através do Mecanismo para a Ucrânia, reforça a resposta da UE às necessidades energéticas mais prementes da Ucrânia. Com mais este valor o apoio da UE à Ucrânia para compras de emergência de gás para o inverno de 2025-2026 já ascende a 977 milhões de euros.

A empresa ucraniana Naftogaz compromete-se a reinvestir um montante equivalente a este novo financiamento em projetos de energias renováveis ​​e descarbonização, para garantir que a segurança energética imediata caminha lado a lado com os objetivos comuns de transição verde a longo prazo.