A exposição de cerâmica “É Pra Já”, de Heitor Figueiredo, no Auditório António Marcelino da Biblioteca Municipal de Reguengos de Monsaraz, de 7 de fevereiro a 22 de março de 2026. A exposição que reúne 15 peças de cerâmica poderá ser visitada de segunda-feira a sábado, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.
O ceramista Heitor Figueiredo nasceu em Braga em 1952 e estudou no Porto, na Escola de Artes Decorativas, na Cooperativa Árvore e na Escola de Belas-Artes. O artista foi um dos fundadores do Núcleo de Artes Visuais em Aljustrel, atualmente reside na aldeia de Cabeça Gorda e é professor de arte. Em 2005, recebeu o Prémio Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro.
Uma nota da Camara Municipal de Reguengos de Monsaraz refere: “O trabalho desenvolvido pelo artista a partir de técnicas cerâmicas tradicionais, reinterpretadas de forma contemporânea, dá origem a peças que cruzam o objeto utilitário com a escultura e a instalação. As suas obras refletem uma abordagem espontânea e direta ao ato de criar, visível tanto nas formas como nos acabamentos.”
A exposição “É Pra Já” que reúne trabalhos recentes do ceramista, revela “uma prática marcada pela continuidade, pela investigação formal e pela atenção aos processos artesanais, numa permanente reflexão sobre o papel da cerâmica no contexto da criação artística contemporânea”. Uma exposição que convida “o visitante a uma leitura próxima e sensorial do trabalho cerâmico, em que cada objeto afirma a sua identidade própria.”














