UE apoia projetos de energia no Egito com 124,3 milhões de euros

UE apoia projetos de energia no Egito com 124,3 milhões de euros
UE apoia projetos de energia no Egito com 124,3 milhões de euros. Foto: Rosa Pinto

A Comissão Europeia anunciou um apoio de 124,3 milhões de euros a dois projetos no Egito. O objetivo do apoio é impulsionar as energias renováveis ​​no país, com 34,3 milhões de euros canalizados para o projeto Sokhna Green Ammonia, para acelerar o desenvolvimento e a implementação do hidrogénio verde e as iniciativas relacionadas com as energias renováveis.

Para o programa de Modernização e Expansão da Rede Elétrica do Egito, para ajudar o país a atingir a sua meta de energias renováveis ​​para 2030, com mais 22 GW de energia limpa às redes elétricas nacionais, a União Europeia (EU) apoia com 90 milhões de euros.

O Mediterrâneo tem um vasto potencial inexplorado em matéria de energias renováveis. Em breve, lançaremos o T-MED, a nossa principal iniciativa no âmbito do Pacto para o Mediterrâneo, para apoiar os nossos parceiros através de investimentos mutuamente vantajosos que atraiam financiamento privado e fortaleçam a cooperação em toda a região. Ao ajudar os projetos a avançar e tornar os investimentos mais seguros, estamos a desbloquear grandes oportunidades, ao mesmo tempo que construímos laços mais fortes entre os países”, afirmou a Dubravka Šuica, Comissária Europeia para o Mediterrâneo.

Os projetos serão implementados no âmbito da futura Iniciativa de Cooperação Transmediterrânica em Energias Renováveis ​​e Tecnologias Limpas (T-MED), do Pacto para o Mediterrâneo, que foram apresentados na conferência “Perspetivas da Energia Sustentável do Egito para 2040: Cooperação para a Prosperidade Partilhada”, no Cairo, Egito, coorganizada pela UE e pelo governo egípcio, que desenvolvem atualmente uma forte cooperação na área das energias renováveis, no âmbito do Acordo de Parceria Estratégica e Abrangente UE-Egipto.

O Pacto para o Mediterrâneo tem como objetivo mobilizar investimentos privados em grande escala através da futura Plataforma de Investimento T-MED, para desbloquear o potencial das energias renováveis ​​da região com projetos de elevado impacto nos setores das energias renováveis, redes elétricas e fabrico de tecnologias limpas.