Sismo na Região de Lisboa de magnitude 4.1 de Richter

Sismo na Região de Lisboa de magnitude 4.1 de Richter
Sismo na Região de Lisboa de magnitude 4.1 de Richter. Foto: Rosa Pinto

Foi sentido sismo na região de Lisboa, hoje, 19 de fevereiro de 2026, às 12h14. O sismo foi confirmado pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) com registo nas estações da Rede Sísmica do Continente.

O sismo de magnitude 4.1 na escala de Richter teve o epicentro localizado a cerca de 4 km a Oeste-Noroeste de Alenquer, refere o IPMA, e acrescenta que de acordo com a informação disponível, este sismo foi sentido, e que emitirá comunicado com informação instrumental e macrosísmica actualizada.

O IPMA lembra que “a localização do epicentro de um sismo é um processo físico e matemático complexo que depende do conjunto de dados, dos algoritmos e dos modelos de propagação das ondas sísmicas”, e que as “Agências diferentes podem produzir resultados ligeiramente diferentes.”

O IPMA alerta para que em todos os casos se deve acompanhar sempre “as indicações dos serviços de proteção civil.”

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) indica em comunicado que “não há registo de danos pessoais ou materiais até ao momento” e que “está a acompanhar a situação.”

A ANEPC apela à população para cuidados redobrados nas zonas já anteriormente afetadas por movimentos de massa e instabilidade de estruturas, devido aos fenómenos recentes de meteorologia adversa.

Entretanto, o IPMA indica que de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima IV/V (escala de Mercalli modificada) no concelho de Loures .

O IPMA refere ainda que o sismo foi também sentido, mas com menos intensidade, nos concelhos de Montemor-o-Novo, Alcobaça, Batalha, Bombarral, Caldas da Rainha, Leiria, Óbidos, Peniche, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Cadaval, Cascais, Lisboa, Loures, Lourinhã, Mafra, Oeiras, Sintra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras, Vila Franca de Xira, Amadora, Odivelas, Portalegre, Benavente, Cartaxo, Constância, Rio Maior, Salvaterra de Magos, Tomar, Alcochete, Almada, Barreiro, Moita, Palmela, Seixal, Sesimbra e Setúbal.