BMW Motorrad lança impressora 3D para motos

BMW Motorrad lança iParts, um sistema de impressão 3D que revoluciona a gestão de peças de reposição para motos. O acessório permite aos revendedores e utilizadores de motos imprimir rapidamente no local as peças necessárias para seguir viagem.

0
BMW Motorrad lança impressora 3D para motos
BMW Motorrad lança impressora 3D para motos, Foto: DR

A BMW Motorrad lançou para as motos o equipamento iParts, um equipamento opcional que vai estar disponível partir do verão de 2018. O sistema de impressão 3D vai permitir que os revendedores e utilizadores de motos BMW imprimam peças de reposição, conforme as necessidades no local, de modo a poderem continuar viagem o mais rápido possível.

Uma tampa de válvula no meio do deserto de gelo da Islândia, uma alavanca de mudanças quebrada nas profundezas da selva brasileira ou um reservatório de óleo rachado em qualquer lugar é um tipo de problema que geralmente leva a uma longa interrupção na viagem e em muitos casos ao fim de um passeio ou uma viagem de longa distância em moto. É para estes casos que a BMW lançou a impressora 3D.

As iParts consistem em duas versões: Impressoras 3D de alto desempenho a instalar nos parceiros de vendas da BMW e impressoras 3D Mobile para transportar nas motos.

A BMW Motorrad já selecionou 250 revendedores em todo o mundo que vão inicialmente ser equipados com um sistema de impressão 3D de forma permanente. O sistema, que inclui um centro de processamento integrado, permite a fabricação de peças grandes e complexas, como engrenagens cónicas, engrenagens de coroa e carcaças de motor.

Desta forma, a BMW Motorrad eleva toda a área de peças sobressalentes a um novo patamar: o novo sistema vai permitir que muito raramente faltem as peças necessárias, mesmo que não se encontrem em stock nos revendedores, estes podem sempre fornece-las no momento através da impressão 3D.

Impressoras 3D Mobile para transporte na moto.

As peças de menor dimensão como travão de mão, embraiagem ou alavancas de mudanças, tampas de válvulas, garfos e vidros indicadores de mudança de direção podem ser impressos pelos próprios utilizadores de motos BMW usando a impressora móvel 3D da BMW Motorrad. O que pode ser feito em casa e em qualquer lugar, pois dispositivo de alta tecnologia pode ser convenientemente guardado numa caixa na parte superior ou numa caixa lateral.

BMW Motorrad lança impressora 3D para motos
BMW Motorrad lança impressora 3D para motos. Foto: DR

Para a impressão da peça os dados de projeto e as especificações de materiais são fornecidos pelo BMW iCloud e o acesso é feito através de smartphone, tablet ou desktop ligado à impressora 3D.

Quem viaja numa moto para áreas particularmente remotas, onde uma conexão à Internet nem sempre está disponível, pode fazer uso do item de equipamento opcional BMW Motorrad iParts Explorer. Isso permite que uma seleção de dados de peças de reposição potencialmente necessários sejam guardados diretamente no smartphone antes de iniciar a viagem.

Para enviar uma sugestão, por favor faça ou .

Deixe um comentário

Ainda sem comentários!