Novo Volkswagen Touareg com assistência de visão noturna

Câmara térmica e faróis interativos passam a estar disponíveis no novo Volkswagen Touareg. O sistema Night Vision permite maior segurança dado que as pessoas junto ou na estrada surgem no ecrã e há situações de aviso automático de luzes.

0
Novo Volkswagen Touareg com assistência de visão noturna
Novo Volkswagen Touareg com assistência de visão noturna. Foto: DR

O sistema de assistência de visão noturna, o Night Vision, da Volkswagen está disponível, pela primeira vez, no novo Touareg, tornando a condução mais segura. O sistema consiste numa câmara térmica que ajuda o condutor reagir mais cedo ao perigo protegendo pessoas e animais na escuridão.

O Night Vision da Volkswagen faz lembrar o uso de tecnologia nos filmes de ficção científica, mas, neste caso, o objetivo não é tornar a vida do condutor mais excitante, mas sim mais descontraída.

Uma câmara térmica de infravermelhos visiona uma área 300 metros à frente do Touareg e reage ao calor irradiado pelos corpos. O condutor pode visualizar a imagem térmica no painel de instrumentos ou no Digital Cockpit, e se a situação for crítica, é avisado pelo sistema.

Com o Night Vision, o condutor tem ao seu dispor uma fonte de informação adicional que ajuda a detetar atempadamente a existência de uma pessoa ou de um animal na faixa de rodagem, principalmente quando a visibilidade é baixa, devido ao nevoeiro ou à chuva.

A câmara de infravermelhos pode registar pessoas em pé, não ocultas, ciclistas e animais de maior porte, a uma distância desde os 10 a 130 metros, à frente do carro, sendo que quando fora do corredor de risco são destacadas a amarelo na imagem, e no caso de entrarem dentro dos limites da estrada, as figuras surgem a vermelho.

Mesmo com que o ecrã do sistema Night Vision não esteja ativado no Digital Cockpit, este mudará automaticamente para este modo quando for detetado perigo a velocidades superiores a 50 km/h, e exibirá as pessoas e animais a cor vermelha, e a velocidades inferiores a 50 km/h, um sinal vermelho de alerta acende no painel de instrumentos mas o ecrã não é ativado. Além disso, é emitido simultaneamente um aviso sonoro e no Head up display (opcional). Ao mesmo tempo, o sistema de travagem é pré regulado de modo a proporcionar imediatamente a mais elevada desaceleração.

Novo Volkswagen Touareg com assistência de visão noturna
Novo Volkswagen Touareg com assistência de visão noturna. Foto: DR

Os novos faróis interativos Matrix IQ.Light – LED que também estão disponíveis no Touareg, permitem rapidamente avisar as pessoas que se encontram numa potencial área de perigo através de sinais de luzes no caso de velocidades superiores a 60 km/h quando o veículo está fora das zonas urbanas. Assim com a combinação do Night Vision e dos faróis interativos matrix IQ.Light – LED, as situações de maior perigo podem ser reconhecidas e resolvidas com maior antecedência.

Para enviar uma sugestão, por favor faça ou .

Deixe um comentário

Ainda sem comentários!