O novo Ford Bronco Sport

Novo SUV pequeno e robusto, o Ford Bronco Sport vem equipado com tração 4x4 e recursos para estrada, caminhos e qualquer tipo de aventura. Vai estar disponível no final de 2020.

O novo Ford Bronco Sport
O novo Ford Bronco Sport. Foto: DR

O novo veículo off-road Ford Bronco Sport é um SUV que vem ao encontro de quem procura aventura num regresso às estradas e caminhos menos percorridos. Trata-se de um SUV que une a família na sua própria ideia de diversão. Como em todos os Bronco, o 4×4 é standard, e é projetado para lidar com qualquer aventura de fim-de-semana.

“O Bronco Sport tem a dureza e inteligência para ajudar a transformar novatos em off-road em profissionais de 4×4”, referiu Hau Thai-Tang, diretor de desenvolvimento de produtos e compras da Ford, citado em comunicado. “O Bronco Sport abraça as necessidades dos entusiastas do ar livre – em que cada centímetro foi projetado e desenvolvido tendo em mente os aventureiros do fim-de-semana.”

O Bronco Sport foi projetado de maneira inteligente para transportar duas bicicletas de montanha em pé na caixa de carga – e dois ciclistas na frente. Quatro pacotes de acessórios disponíveis – além de mais de 100 acessórios independentes suportados pela fábrica – permitem que os proprietários equipem o veículo para transportar lanchas, esquis, equipamentos de camping ou qualquer outro recurso para a sua aventura.

Estão disponíveis cinco níveis de acabamento, incluindo o modelo base, Big Bend, Outer Banks, Badlands e First Edition. Devendo os veículos chegar às concessionárias no final deste ano.

Para máxima capacidade off-road e durabilidade a longo prazo, o Bronco Sport foi testado em condições extremas em locais como o deserto de Johnson Valley, na Califórnia, como parte dos testes de durabilidade extrema do tipo Wild Wild. Os modelos Badlands e First Edition incluem um sistema 4×4 avançado com uma unidade de tração traseira de embraiagem dupla exclusiva da classe com um recurso de travão diferencial para permitir maior desempenho off-road – semelhante a um diferencial de travamento mecânico tradicional. O sistema pode desviar praticamente todo o torque do eixo traseiro para qualquer uma das rodas, diferenciando-o de qualquer outro veículo no segmento de utilidades subcompacto não premium.

A suspensão do Bronco Sport pode assumir terrenos acidentados e é complementada pelas tecnologias de trilhas da Ford. Sistema de Gestão Terrain do pequeno SUV com até sete modos CABRA disponíveis ajuda os motoristas a “passar por cima de qualquer tipo de terreno” e em várias condições. Os modos padrão incluem Normal, Eco, Desportivo, Escorregadio e Areia; Os modos Mud / Ruts e Rock Crawl estão disponíveis na versão Badlands e First Edition.

Todos os modelos apresentam uma suspensão dianteira e traseira independente projetada e testada em termos de desempenho em ambientes exigentes na América do Norte. A suspensão é otimizada para ajudar os motoristas a manter a compostura do veículo com confiança e, ao mesmo tempo, assumir agressivamente terrenos acidentados.

Nas séries Badlands e First Edition, o sistema inclui suportes dianteiros com ajuste exclusivo com batentes de recuperação hidráulicos projetados para proporcionar uma experiência off-road mais silenciosa e menos estridente. Além disso, os choques traseiros monotubos de 46 milímetros de diâmetro estão entre os maiores da classe, ajudando a fornecer uma resposta melhorada e mais conforto fora da estrada, enquanto molas mais macias e barras antirrolamento oferecem maior articulação sobre obstáculos.

A tecnologia Trail Control exclusiva da classe promove as proezas off-road do veículo. O recurso disponível permite um ajuste de controlo de cruzeiro de até 30 kph à frente e 9,6 kph em marcha à trás para aceleração e travagem controladas pelo veículo, deixando o motorista focado em navegar no trilho.

Para os aventureiros em terrenos acidentados e rochosos, o design do pequeno SUV inclui ângulos de partida, aproximação e descida feitos por trilhos. Uma câmara exclusiva da classe, com lavador de lentes, serve como observador e ajuda a fornecer a melhor visibilidade do trilho à frente, exibindo a imagem na tela central.

No modo rastreamento de rochas, o sistema eletrónico de assistência à direção hidráulica é calibrado exclusivamente para fornecer um controle mais preciso e ajudar a reduzir a perturbação do volante durante manobras de baixa velocidade em terrenos rochosos.

A capacidade fora-de-estrada é reforçada ainda mais por quatro chapas de aço, além de ganchos de reboque dianteiros montados na estrutura, que podem suportar cargas estáticas de até 100% do peso bruto do veículo.

Mantendo-se fiel ao DNA do Bronco de primeira geração, o novo Bronco Sport SUV paga com estilo moderno e inspirado no património, arquitetura off-road ágil e suspensão otimizada para melhor controlo em todos os ambientes.

As séries Badlands e First Edition são equipadas com um motor EcoBoost de 2,0 litros que produz os 245 cavalos de potência de primeira classe. As séries Base, Big Bend e Outer Banks apresentam o comprovado motor EcoBoost de 1,5 litros, com 181 cavalos de potência.

Ambos os motores estão emparelhados com uma transmissão automática de 8 velocidades, enquanto o Bronco Sport Badlands e a First Edition adicionam o SelectShift com mancais montados no volante para ajudar os motoristas a maximizar o controlo dentro e fora da estrada. Um sistema de resfriamento com transmissão adicional e resfriadores de tração traseira mantém os modelos de 2,0 litros a funcionar em terrenos difíceis.

A inspiração do design do Bronco Sport SUV está diretamente ligada ao novo modelo de auréola Bronco. Os atributos de design robusto incluem grade de cartucho encapsulada de assinatura, faróis redondos, laterais limpas e planas e proporções atemporais que permitem as saliências frontais e traseiras curtas necessárias para manobras off-road. Os acabamentos não pintados e resistentes cobrem de maneira inteligente os pontos de contato externos, para que o veículo esteja pronto para quase tudo o que o ambiente externo possa causar.

A série Badlands vem de fábrica com pneus todo-o-terreno de 28,5 polegadas. A primeira edição vem de fábrica com pneus todo-o-terreno de 29 polegadas com pisos mais agressivos e profundos que se estendem às paredes laterais para melhorar a tração off-road.

O design centrado no homem levou a recursos especiais do Bronco Sport, como os holofotes de porta de bagagens exclusivos da classe – porque na natureza não existem postes de iluminação – correias MOLLE para transportar equipamento extra, bolsos nas costas para armazenamento adicional e até um abridor de garrafas na área de carga.

O design vertical e o teto em estilo de safari contribuem para a aventureira silhueta do Bronco Sport, que não apresenta apenas um longo trilho plano para o comprimento máximo de transporte, mas também trata os ocupantes com o melhor headroom de primeira e segunda filas da classe. A área de carga tem altura suficiente para acomodar duas bicicletas de montanha de 27,5 polegadas com o acessório de suporte para bicicletas interno instalado pela concessionária Yakima.

O Bronco Sport será lançado com mais de 100 acessórios de fábrica e de reposição para personalização máxima, permitindo que os revendedores forneçam equipamentos sob demanda para as necessidades individuais de aventura de cada proprietário. Os compradores do Bronco Sport também podem optar por qualquer um dos quatro pacotes de acessórios de estilo de vida: Bicicleta, Neve, Água e Camping.

Janela traseira de vidro retrátil, área de carga com piso de carga baixa, rack de teto com capacidade para facilitar o acampamento na cobertura e picos de para-lamas dianteiros que permitem ao motorista ver facilmente os cantos do veículo atrás do volante revela que este pequeno SUV foi desenvolvido especificamente para a aventura de frente para trás, de cima para baixo.

O Bronco Sport pode ajudar rapidamente com a configuração do acampamento base, graças a uma inovadora mesa de trabalho deslizante, parte do sistema de gerenciamento de carga configurável disponível em cinco direções, além de um inversor exclusivo de classe de 400 watts e holofotes de porta de elevação que iluminam até 129 pés quadrados para quando a aventura termina após o pôr-do-sol.

Para tornar as limpezas pós-aventura indolor, as séries Badlands e First Edition oferecem piso de borracha lavável em toda a cabine e área de carga, superfícies de assento de pano fáceis de limpar e interruptores de controlo selados com silicone. Para armazenamento de equipamentos molhados, com gelo ou lamacentas, uma caixa de armazenamento disponível está localizada abaixo do assento do lado da segunda fila do lado do passageiro.

Inteligente, além de robusto, o veículo possui um sistema SYNC 3 com um ecrã de toque de 8 polegadas e compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto. Outros recursos de tecnologia disponíveis incluem o rádio por satélite Ford + Alexa e SiriusXM.

O conjunto de tecnologias avançadas de assistência ao motorista da Ford Co-Pilot360 é standard em toda a linha, incluindo assistência pré-colisão com frenagem de emergência automática com deteção de peões, aviso de colisão para frente e suporte dinâmico de travão, sistema de informações sobre pontos cegos com alerta de tráfego cruzado, Sistema de manutenção de faixa, faróis automáticos de farol alto e camara retrovisora. A tecnologia Ford Co-Pilot360 Assist + disponível inclui o Cruise Control Adaptativo com Stop-and-Go e Centralização de Pistas, Evasive Steering Assist e navegação no ecrã de toque ativada por voz. A tecnologia Ford Co-Pilot360 Assist 2.0 disponível adiciona o Intelligent Adaptive Cruise Control com Stop-and-Go, Centralização de faixas e reconhecimento de sinais de velocidade.