
A partir do Centro Espacial Europeu em Kourou na Guiana Francesa e a bordo de um foguetão Vega-C foram colocados no espaço o satélite FLEX Earth Explorer da Agência Espacial Europeia (ESA) e o satélite Copernicus Sentinel-3C.
O satélite FLEX, da missão Earth Explorer, é o primeiro satélite da ESA projetado especificamente para medir a atividade fotossintética a partir do espaço. Através do avançado espectrómetro de Imagem de Fluorescência irá detetar a fluorescência extremamente fraca emitida pelas plantas à medida que absorvem a luz solar durante a fotossíntese.
O sinal, que é invisível a olho nu, fornece uma indicação direta da eficiência com que a vegetação converte a luz solar e o dióxido de carbono em energia. Como refere a ESA, as medições do FLEX ajudarão os cientistas a avaliar a saúde das plantas, a produtividade do ecossistema e os efeitos do stresse ambiental e das mudanças climáticas.
O Sentinel-3C do programa Copernicus da União Europeia irá disponibilizar de forma contínua dados e serviços de observação da Terra. Assim, apoiar utilizadores públicos e privados em todo o mundo. Este novo satélite vai alargar a capacidade da Europa para monitorizar a saúde dos oceanos, da terra, da atmosfera e do clima, e ajudará as autoridades públicas, os cientistas e as empresas a enfrentar os desafios ambientais e a responder às catástrofes naturais.
Como refere a Comissão Europeia uma das missões será fornecer dados essenciais sobre a temperatura da superfície do mar, o nível do mar e as correntes oceânicas, que são contributos essenciais para a observação dos oceanos e para a iniciativa OceanEye.
Outra das missões é monitorizar os incêndios florestais, as secas, a saúde da vegetação, a proliferação de algas nocivas e a qualidade da água costeira, bem como a temperatura da superfície terrestre, as ondas de calor, o gelo polar e as alterações climáticas. Dados com uma vasta gama de aplicações, incluindo em resposta a emergências, segurança marítima, agricultura, gestão da água, monitorização do clima e previsão meteorológica.
Agora, já colocado com sucesso no espaço, o Sentinel-3C irá após vários meses de comissionamento e calibração, começar a fornecer dados de observação da Terra a utilizadores de todo o mundo.














