Tecnologia vestível segue em tempo real e em contínuo a saúde cardíaca

Rastreamento persistente e em tempo real dos sinais cardíacos pode auxiliar prevenção de doenças cardiovasculares críticas. Uma tecnologia vestível surge como solução para monitorar em contínuo a saúde cardíaca.

Tecnologia vestível segue em tempo real e em contínuo a saúde cardíaca
Tecnologia vestível segue em tempo real e em contínuo a saúde cardíaca.

As doenças cardiovasculares são um fardo alarmante para a saúde global pelo que a necessidade crítica de intervenção precoce. Os estetoscópios são, há muito, ferramentas valiosas para diagnosticar problemas cardíacos, mas não permitem um monitoramento contínuo da saúde cardíaca.

A tecnologia vestível surge como uma solução transformadora, ao permitir o rastreamento persistente e em tempo real dos sinais cardíacos. No entanto, verificam-se desafios como sensibilidade, conforto e precisão de dados que ainda dificultam a adoção generalizada.

Para ultrapassar os obstáculos é necessário avançar com dispositivos vestíveis que superem as atuais limitações e melhorem o monitoramento da saúde cardiovascular.

Investigadores da City University of Hong Kong revelaram no SmartMat, em 12 de junho de 2024, o trabalho que vinham desenvolvendo sobre tecnologia vestível. O estudo fornece uma visão geral abrangente dos últimos avanços em sensores de som cardíaco vestíveis, examina tipos de sensores, inovações de materiais, princípios de design, técnicas de redução de ruído e aplicações clínicas. A investigação considerada histórica monstra como as inovações tecnológicas podem preencher lacunas no monitoramento da saúde cardíaca.

O trabalho transformador de estetoscópios tradicionais para sensores vestíveis de última geração, permitem o monitoramento contínuo da atividade cardíaca. As principais inovações incluem o desenvolvimento de sensores mecanoacústicos com designs suaves e flexíveis que priorizam o conforto do utilizador, mantendo alta sensibilidade e especificidade.

A investigação mostrou a importância de materiais avançados e princípios de design otimizados para lidar com esses desafios. As técnicas de redução de ruído também são destacadas como cruciais para a análise precisa do som cardíaco, abordando a natureza de baixa frequência dos sons cardíacos e sua vulnerabilidade à interferência ambiental.

Além disso, a investigação aprofundou as aplicações clínicas desses sensores, prevendo um futuro em que a assistência médica personalizada e o monitoramento remoto sejam perfeitamente integrados ao gerir doenças cardiovasculares.

Os resultados da investigação abrem caminho para insights acionáveis ​​em tempo real que podem melhorar significativamente as respostas dos pacientes e a eficiência da assistência médica.

O nosso trabalho em dispositivos de som cardíaco vestíveis marca um passo significativo na deteção precoce e no monitoramento de doenças cardiovasculares“, disse Bee Luan Khoo, professor associado da City University of Hong Kong e um investigador líder no estudo.

O investigador acrescentou: “Estes dispositivos têm o potencial de fornecer dados de saúde cardíaca mais precisos e em tempo real, revolucionando a maneira como gerimos e entendemos a saúde cardíaca.

Para os investigadores as aplicações potenciais do estudo são transformadoras. Dispositivos de som cardíaco vestíveis podem redefinir o monitoramento remoto de pacientes e permitir intervenções oportunas, oferecendo aos profissionais de saúde uma grande variedade e quantidade de dados cardíacos contínuos para diagnósticos precisos e planos de tratamento personalizados.

Os avanços tecnológicos também capacitam os pacientes a assumir o controlo proativo da saúde cardíaca, promovendo uma abordagem mais engajada ao gerir as doenças e a reduzir as taxas de mortalidade associadas a condições cardiovasculares.

Para os investigadores a promessa da tecnologia vestível em cuidados cardíacos significa um salto esperançoso em direção a um futuro mais saudável e informado.