Cinema indiano em agosto no Museu do Oriente com entrada gratuita

Cinema indiano ocupa a tela do auditório do Museu do Oriente, em Lisboa, nos domingos de agosto, dias 4, 11, 18 e 25, às 18h00. A entrada é gratuita para assistir à exibição dos filmes premiados de Bollywood.

0
Cinema indiano em agosto no Museu do Oriente com entrada gratuita
Cinema indiano em agosto no Museu do Oriente com entrada gratuita. Foto: DR

Em agosto o cinema de Bollywood vai ter a tela no Museu do Oriente. Nos quatro domingos, dias 4, 11, 18 e 25, às 18h00, são exibidos quatro filmes representativos da indústria cinematográfica indiana contemporânea.

Dia 4 de agosto, “Jolly LLB” (2013), de Subhash Kapoor, dá início ao ciclo de cinema indiano.

O filme tem como protagonista Jagdish Tyagi, conhecido como Jolly, um advogado a tentar fazer carreira, mas sem grande sucesso. Até que reabre um controverso caso de atropelamento e fuga, no qual irá defrontar o seu ídolo, Tejinder Rajpal, um destacado criminalista, expondo no processo a corrupção policial e judicial. “Jolly LLB” conquistou o prémio de Melhor Longa Metragem em Hindi, nos National Film Awards da Índia e, o actor Saurabh Shukla, no papel de Juiz Sunderlal Tripathi, arrecadou o prémio para Melhor Actor Secundário.

Dia 11 de agosto, “Bhaag Milkha Bhaag” (2013) [Corre, Milkha, Corre], de Rakesh Omprakash Mehra.

Este filme biográfico conta a história do “Sikh Voador” – Milkha Singh -, campeão mundial de corrida e participante nas Olimpíadas, que superou uma vida atribulada, marcada pela tragédia durante a partição da Índia, para se tornar um dos mais emblemáticos atletas indianos. Baseado na biografia “A Corrida da Minha Vida”, de Milkha Singh e Sonia Sanwalka, esta longa-metragem arrecadou vários prémios, nomeadamente de Melhor Filme, Melhor Realizador e Melhor Actor (Frahan Akhtar) nos Filmfare Awards de 2014, Melhor Filme Popular no National Film Award e, Melhor Filme nos IIFA Awards.

Dia 18 de agosto, “Prem Ratan Dhan Payo” (2015) [Encontrei um tesouro chamado Amor].

Este típico romance de Bollywood, marcado por peripécias e desencontros, começa com uma tentativa de assassinato perpetrada pelo meio-irmão de Yuvraj Vijay Singh, o príncipe de Pritampur, mesmo antes da sua coroação, deixando-o em coma. O príncipe é então escondido pelos seus súbitos fiéis que, entrementes, encontram Prem Dilwale, que se assemelha muito ao príncipe, e a quem é pedido que tome o lugar deste até à sua recuperação. Mas, como tantas vezes acontece, o amor surge para perturbar até os planos mais bem traçados. Destaque para a prestação do actor Salman Khan, que se desdobra num papel duplo.

Dia 25 de agosto, “Stanley Ka Dabba” (2011) [A Lancheira do Stanley], de Amole Gupte.

Stanley é o rapaz mais popular da 4ª classe. Os seus amigos querem-no constantemente por perto e partilham os seus almoços com ele de forma entusiástica, uma vez que não traz almoço de casa. O seu pior pesadelo é o professor de Hindi, o Sr. Verma, um glutão compulsivo que está sempre de olho nas lancheiras dos alunos. Um dia, por despeito, o Sr. Verma proíbe Stanley de entrar na escola a menos que traga a sua própria lancheira. É a partir deste incidente e do seu impacto em Stanely, nos seus amigos e professores, que se desenrola este filme comovedor e emocionante. A personagem de Stanley é desempenhada pelo filho do realizador, Partho Gupte, cuja interpretação lhe valeu o prémio de Melhor Actor no Schlingel International Film Festival, em Chemnitz, Alemanha.

O ciclo de cinema indiano é coorganizado pela Fundação Oriente e a Embaixada da Índia. Todos os filmes são legendados em português.

Filmes de Bollywood
Ciclo de Cinema
4, 11, 18 e 25 de Agosto, às 18h00
Entrada gratuita, mediante levantamento do bilhete no próprio dia
Filmes legendados em português
Classificação etária M/12 anos
Coorganização: Embaixada da Índia

Programa
4 agosto
Jolly LLB
De Subhash Kapoor
2013 | Duração 2h10 m | Língua original Hindi
Elenco Arshad Warsi, Boman Irani, Amrita Rao, Saurabh Shukla | Música Original Krsna

11 agosto
Bhaag Milkha Bhaag
[Corre, Milkha, Corre]
De Rakesh Omprakash Mehra
2013 |Duração 3h09 m | Língua original Hindi
Elenco Farhan Akhtr, Sonam Kapoor, Art Malik | Música Original Shankar-Ehsan-Loy

18 Agosto
Prem Ratan Dhan Payo
[Encontrei um tesouro chamado Amor]
De Sooraj R. Barjatya
2015 |Duração 2h51m | Língua original Hindi
Elenco Salman Khan, Sonam Kapoor, Neil Nitin Mukesh, Anupam Kher | Música Original Himesh Reshammiya

25 Agosto
Stanley ka dabba
[A Lancheira do Stanley]
De Amole Gupte
2011 | Duração 1h36 m | Língua original Hindi
Elenco Partho Gupte, Divya Dutta, Amol Gupte, Aman Verma | Música Original Hitesh Sonik, Amol Gupte

Para enviar uma sugestão, por favor faça ou .

Deixe um comentário

Ainda sem comentários!