Filme “Woman at War” vence Prémio Lux 2018 do Parlamento Europeu

Prémio Lux 2018 do Parlamento Europeu atribuído a “Woman at War” do realizador islandês Benedikt Erlingsson. O filme é uma coprodução entre a Islândia, França e Ucrânia.

0
Filme “Woman at War” vence Prémio Lux 2018 do Parlamento Europeu
Filme “Woman at War” vence Prémio Lux 2018 do Parlamento Europeu. Foto: DR

O Presidente do Parlamento Europeu (PE), Antonio Tajani, anunciou, hoje, o filme vencedor do Prémio Lux 2018, do PE. O filme “Woman at War”, do realizador islandês Benedikt Erlingsson, é uma coprodução entre a Islândia, França e Ucrânia.

“Woman at War” conta a história de Halla, uma ecologista de 50 anos de Reiquiavique que decide enfrentar a indústria do alumínio num ato de justiceira solitária em prol da defesa do ambiente e contra o aquecimento global. Começa então a sabotar as linhas de alta tensão para paralisar a fábrica, mas a notícia de que foi aceite para adoção de uma criança na Ucrânia abala os seus planos.

Na cerimónia realizada no hemiciclo de Estrasburgo, o presidente do PE referiu: “Os filmes finalistas abordam três temas-chave para o futuro da Europa: os riscos associados ao nacionalismo extremo, a urgência de agir para salvar o meio ambiente e a necessidade de encontrar respostas coerentes e coesas para a questão da migração. Diferindo em género e assunto, estes filmes têm um ponto importante em comum: contam histórias de mulheres fortes que estão determinadas a mudar o status quo”.

Os outros dois filmes finalistas ao Prémio Lux 2018 foram “The Other Side of Everything”, de Mila Turajlic, coprodução entre a Sérvia, França, Qatar, e “Styx”, de Wolfgang Fischer, coprodução entre Alemanha e Áustria.

Filme “Woman at War” vence Prémio Lux 2018 do Parlamento Europeu
Filme “Woman at War” vence Prémio Lux 2018 do Parlamento Europeu. Foto: DR

O Parlamento Europeu vai agora financiar a legendagem dos filmes finalistas do Prémio Lux nas 24 línguas oficiais da UE. O filme vencedor, que é escolhido pelos eurodeputados, é também adaptado para as pessoas com incapacidades visuais ou auditivas.

Para enviar uma sugestão, por favor faça ou .

Deixe um comentário

Ainda sem comentários!