Nissan Navara N-Guard – A nova era das pick-ups

A pick-up Nissan Navara N-Guard incorpora todas as novas tecnologias de segurança, auxílio e ergonomia de conforto do condutor. Jorge Farromba fez o ensaio e descreve-nos ao pormenor os componentes e a experiência em diferentes ambientes.

0
Nissan Navara N-Guard – A nova era das pick-ups
Nissan Navara N-Guard – A nova era das pick-ups. Foto: DR

Mudar de um veículo ligeiro para uma Navara é um exercício à primeira vista … estranho. Tudo é maior, (muito) mais alto! Interiorizar essa mudança é o primeiro passo para o ensaio da Nissan Navara.

Depois somos compelidos a contemplar exteriormente a estética da viatura. À imponência podemos adicionar uma estética cativante com linhas direitas, sóbrias e elegantes. A transição entre a cabine dos passageiros e a zona de carga faz-se sem sobressaltos e na traseira encontramos um ligeiro defletor na tampa. Podemos afirmar que são detalhes mas é nesses detalhes que as marcas hoje ganham público e notoriedade. Nesta versão N- Guard são vários, desde manípulos de porta pretos, capa de retrovisores exteriores pretos, para-choques de estribo traseiro preto, estribo lateral preto, gráficos laterais exclusivos da Nissan, jantes em liga leve de 18“ monoton pretas, entre outros.

Nissan Navara N-Guard – A nova era das pick-ups
Nissan Navara N-Guard – A nova era das pick-ups. Foto: DR

As primeiras perceções são estranhas, muito provavelmente pelo enraizamento de uma cultura onde estas viaturas eram veículos de trabalho puro. Hoje, as pickups como a Navara contemplam todas as mordomias de uma “viatura normal”, desde os sistemas de segurança, sensores, câmaras, bancos em pele (segundo refere a marca “bancos de gravidade zero inspirados na engenharia aeroespacial, favorecem a correta posição do corpo e melhoram a circulação sanguínea” e que mais à frente testamos), mas também itens como conforto, qualidade de vida a bordo e comportamento.

Tudo isto num chassis autoportante com longarinas fechadas e com um sistema de suspensão traseira multilink, único, segundo a marca, no segmento europeu das pick-ups que proporciona “um comportamento dinâmico e uma condução mais ágil, sem comprometer a capacidade de carga.”

Depois de subir para o interior, este não se diferencia de uma qualquer viatura ligeira. A qualidade de construção é evidente, os bancos são confortáveis, a ergonomia está num bom patamar, assim como a usabilidade e acesso aos vários comandos, a posição de condução é boa, o trinómio – pedais – volante – banco é correto.

Nissan Navara N-Guard – A nova era das pick-ups
Nissan Navara N-Guard – A nova era das pick-ups. Foto: DR

E o ensaio começa e começamos a assimilar as maiores dimensões e a perceber que se conduz exatamente como os restantes veículos. A circulação em cidade faz-se do mesmo, o conforto é uma agradável surpresa, o comportamento satisfaz muito bem. Tem também a vantagem da despreocupação de fugirmos dos buracos na estrada pois não afeta minimamente a Navara, nem sequer as lombas da estrada. Os restantes automobilistas, fruto do tamanho imponente da Navara cedem-nos também mais facilmente passagem.

Parte do ensaio conteve uma viagem entre Lisboa – Tomar – Lisboa com autoestrada, estradas nacionais e municipais. Afirmar que a viagem em autoestrada é muito mais confortável e menos fatigante é válido para a Navara como o é para todas as viaturas. Mas aí não se testa a verdadeira condição da Navara. Dizer somente que mesmo num veículo desta dimensão o comportamento foi muito eficaz e competente, o ruído do motor e da aerodinâmica é muito similar ao de qualquer outra viatura. Em estrada nacional e municipal é onde podemos também compreender melhor a eficácia do modelo e deu para entender que o comportamento é digno de registo, mesmo em curvas onde a transição de massa é grande e a Navara reagiu sempre bem. A Navara possui o motor 2.3 litros com 160Cv e uma bem escalonada caixa de 6 velocidades cuja otimização para um ótimo consumo de combustível e emissões reduzidas foi implementado com rigor e isso sente-se quando necessitamos de recorrer mais vezes à caixa de velocidades.

Nissan Navara N-Guard – A nova era das pick-ups
Nissan Navara N-Guard – A nova era das pick-ups. Foto: DR

Em estrada de terra a Navara encontra parte do seu “mundo” e a facilidade/conforto com que enfrentou alguns caminhos na lezíria ribatejana comprovam o bom trabalho dos engenheiros nipónicos numa solução de compromisso entre comportamento/conforto e eficácia. 400kms depois o dia ficou concluído e podemos mencionar que o cansaço não existia (afinal os bancos são mesmo bons e comprovamos o trabalho da marca), o que reforça o comprometimento da marca com a criação de um modelo que satisfaz vários públicos.

A Navara N-Guard está disponível desde 26.700€ até aos 33.200€ da versão de ensaio, incluindo além do equipamento mencionado, teto de abrir, full-LED, sistema de navegação, câmara de visão exterior de 360º (Não inclui IVA, despesas administrativas e de transporte.)

Para enviar uma sugestão, por favor faça ou .

Deixe um comentário

Ainda sem comentários!