Novas BMW R 1250 GS e R 1250 RT

BMW dá a conhecer as novas R 1250 GS e R 1250 RT que apresentam um motor mais avançado e potente com tecnologia BMW ShiftCam, vários modos de condução, diversa tecnologia avançada, estabilidade de carga e mais segurança.

Novas BMW R 1250 GS e R 1250 RT
Novas BMW R 1250 GS e R 1250 RT. Foto: DR

Durante mais de 35 anos, o motor boxer nos modelos BMW Motorrad GS e RT tem representado uma propulsão distinta, poderosa e confiável quando se trata de partir de viagens de longa distância ou simplesmente de uma curta viagem de fim-de-semana.

Durante mais de 25 anos, a BMW Motorrad usou a tecnologia de 4 válvulas, combinada com injeção eletrónica de combustível e tecnologia de conversor catalítico de ciclo fechado para obter a melhor potência e torque possíveis, eficiência e compatibilidade ambiental.

BMW R 1250 GS HP
BMW R 1250 GS HP. Foto: DR

Motor boxer e tecnologia BMW ShiftCam

O motor boxer mais avançado com tecnologia BMW ShiftCam para um aumento adicional de potência em toda a faixa de velocidade do motor, níveis reduzidos de emissões e consumo de combustível, otimização da suavidade e do refinamento da operação.

Com o motor Boxer avançado, a nova R 1250 GS e a R 1250 RT atingem um nível totalmente novo de potência e torque, mas a BMW também otimizou significativamente o refinamento e a suavidade de operação – especialmente na faixa de menor rotação do motor.

O novo motor oferece melhores níveis de emissão e consumo de combustível, além de um som particularmente satisfatório. Para isso, a tecnologia BMW ShiftCam foi usada pela primeira vez na produção em série dos motores BMW Motorrad, o que permite a variação dos tempos das válvulas e do curso da válvula no lado de entrada. Além disso, as árvores de cames de admissão são projetadas para abertura assíncrona das duas válvulas de admissão, resultando em redemoinho melhorado da mistura e, portanto, uma combustão mais eficaz.

Outras mudanças técnicas no motor referem-se ao comando da árvore de cames – agora a ter cuidado por uma corrente dentada, dado que anteriormente era uma corrente de rolos – um suprimento de óleo melhorado, válvulas de injeção de jato duplo e um novo sistema de exaustão.

Dois modos de condução: ASC e Hill Start Control

As motos vêm de série com dois modos de condução disponíveis e assim o motociclista pode adaptar a moto às preferências individuais. O Controlo de Estabilidade Automático Standard ASC assegura um alto nível de segurança devido a uma melhor tração. O assistente de set-up Hill Start Control também é um recurso standard em ambos os modelos, permitindo uma compensação conveniente em declives.

BMW R 1250 GS HP
BMW R 1250 GS HP. Foto: DR

Riding Modes Pro com modos de condução adicionais

A opção “Riding Modes Pro” está agora disponível como item de equipamento opcional, incluindo o modo de condução adicional “Dynamic”, Dynamic Traction Control DTC e na R 1250 GS também os modos de condução “Dynamic Pro”, “Enduro” e ” Enduro Pro “. O DTC permite uma aceleração ainda mais eficiente e segura, especialmente na posição de terraplanagem. O ABS Pro (parte do Riding Modes Pro na R 1250 GS, um recurso standarr na R 1250 RT) oferece ainda mais segurança ao travar, mesmo em posição de terraplanagem.

Assistente de Travagem Dinâmico DBC

O novo Assistente de Travagem Dinâmico DBC fornece segurança adicional ao travar, também em situações difíceis, evitando a ativação não intencional do acelerador. Por meio de intervenção no controle do motor, o torque do inversor é reduzido durante a travagem, de modo a aproveitar ao máximo a potência de travagem na roda traseira. Isso mantém a motocicleta estável e encurta a distância de travagem.

BMW R 1250 GS HP
BMW R 1250 GS HP. Foto: DR

Suspensão electrónica Dynamic ESA “Next Generation”

Com o item de equipamento opcional BMW Motorrad Dynamic ESA “Next Generation”, o amortecimento adapta-se automaticamente à situação de acordo com o estado de condução e manobras, e existe também uma compensação automática em todos os estados de carga. Isso permite uma adaptação precisa da mota aos estados de condução, obtendo um ótimo conforto de amortecimento e uma resposta de condução muito estável – isto também está disponível para a R 1250 RT.

BMW R 1250 GS HP
BMW R 1250 GS HP. Foto: DR

Farol e luz de condução LED

A nova R 1250 GS apresenta agora o farol de LED como standard. Além disso, a luz de condução diurna LED está disponível como item de equipamento opcional tanto para a R 1250 GS como para a R 1250 RT, que possui faróis de halogéneo.

Painel de instrumentos multifuncional com ecrã colorido TFT

A nova R 1250 GS possui agora equipamento de conectividade como standard, incluindo um ecrã TFT colorido de 6,5 polegadas. Em conjunto com o Multi-Controlador Standard da BMW Motorrad, isto significa que o motociclista pode aceder às funções de veículo e à conetividade de forma rápida e fácil.

A R 1250 RT é equipada com um grande ecrã colorido TFT de 5,7 polegadas. Isto é complementado com um velocímetro analógico e um contarotações.

BMW R 1250 GS HP
BMW R 1250 GS HP. Foto: DR

Chamada de emergência inteligente como opção ex works

Ao ser garantida uma assistência mais rápida em caso de acidente ou em situações de emergência e perigo pode salvar a vida das pessoas. O item de equipamento opcional ‘Chamada de Emergência Inteligente’ permite chamar a assistência ao local o mais rápido possível. Este recurso pode ser pedido para ambos os modelos.

BMW Motorrad Spezial

A BMW Motorrad Spezial oferece uma gama de recursos de personalização icónicos que melhoram o desempenho. Estes recursos estão disponíveis como itens de equipamentos opcionais ex works. O foco está na integração harmoniosa no veículo como um todo, no uso de materiais da mais alta qualidade, no acabamento manual elaborado e na atenção característica aos detalhes.

BMW R 1250 GS HP
BMW R 1250 GS HP. Foto: DR

Opção 719 Classic e a HP Packs

A nova R 1250 RT pode ser adicionalmente reforçada com as rodas Classic ou Sport da opção 719, um assento exclusivo e um de dois acabamentos de pintura Spezial.

Um silenciador desportivo da HP também está disponível de fábrica para os dois novos modelos de boxer.

Novas cores atraentes e variantes de estilo

A nova R 1250 GS mostra destreza em viagens e fora de estrada com dois acabamentos básicos modernos e duas variantes de estilo marcantes. A nova R 1250 RT incorpora um caráter exclusivo de turnê numa cor básica, duas variantes de estilo e dois acabamentos opcionais 719 Spezial.

Visão geral dos destaques das novas BMW R 1250 GS e R 1250 RT

  • Motor boxer mais desenvolvido com tecnologia BMW ShiftCam para variação dos tempos das válvulas e curso da válvula no lado de entrada.
  • Mais potência em toda a faixa de velocidade do motor, consumo otimizado de combustível e níveis de emissão, maior suavidade de operação e refinamento.
  • Maior potência e torque: 136 CV a 7 750 rpm e 143 Nm a 6 250 rpm (anteriormente: 125 CV a 7 750 rpm e 125 Nm a 6 500 rpm).
  • Capacidade aumentada para 1 254 cc (anteriormente: 1 170 cc).
  • Abertura de válvula assíncrona no lado de entrada para redemoinho otimizado e, portanto, combustão mais eficiente.
  • Camshaft drive agora via cadeia dentada (anteriormente cadeia de rolos).
  • Fornecimento otimizado de óleo e resfriamento da base do pistão.
  • Sistema de sensor de batida para adequação de viagem otimizada.
  • Última geração de controlo do motor BMS-O e uso de válvulas de injeção de jato duplo para uma carburação ainda mais eficaz.
  • Novo sistema de escape para ótimas características de desempenho.
  • Novo spoiler dianteiro adicional no R 1250 RT.
  • Dois modos de pilotagem, ASC e Hill Start Control como padrão.
  • Modos de Condução Pro, com modos de condução adicionais, Controle de Tração Dinâmico DTC, ABS Pro (padrão na R 1250 RT), Hill Start Control Pro e Dynamic Brake Assistant DBC, disponível como um item de equipamento opcional de fábrica.
  • Suspensão electrónica Dynamic ESA “Next Generation” com compensação de carga totalmente automática.
  • Além da capacidade de ajuste padrão da altura do assento (exceção: estilo HP para a R 1250 GS), ampla gama de variantes de altura do assento ex works.
  • Farol LED para a R 1250 GS como padrão e luz de condução diurna LED para ambos os modelos como itens de equipamento opcionais ex works.
  • Painel de instrumentos multifuncional com ecrã colorido TFT de 6,5 polegadas e vários recursos como standard na R 1250 GS.
  • Chamada de Emergência Inteligente como uma opção ex works.
  • BMW Motorrad Spezial – características de personalização como itens de equipamento opcionais ex works.
  • Ampla gama de itens de equipamentos opcionais e Acessórios Originais BMW Motorrad.
  • A nova R 1250 GS: perícia em viagens e fora de estrada em dois acabamentos básicos modernos e duas variantes de estilo marcantes.
  • A nova R 1250 RT: personagem de turnê exclusiva em uma cor básica, duas variantes de estilo e acabamentos Opcionais 719 Spezial.