UE: MEDIA leva 9 filmes ao Festival de Cinema de Cannes

Programa MEDIA da UE apoiou, desde 1991, a criatividade e a diversidade cultural europeia com mais de 2,4 mil milhões de euros. Apoiou milhares de filmes, incluindo os 9 selecionados para a ‘Palma de Ouro’, de 2016.

Günther H. Oettinger em Cannes, 2015
Günther H. Oettinger em Cannes, 2015. Foto: Jean-Pierre Clatot, © UE

Ao completar 25 anos, o programa MEDIA da União Europeia (UE) celebra este marco de apoio à produção audiovisual europeia mas também à distribuição internacional de milhares de filmes. O Festival de Cinema de Cannes foi o local escolhido para celebrar a efeméride.

Dos 21 filmes, este ano, em competição por uma Palma de Ouro, 9 foram apoiados financeiramente pelo programa MEDIA. De entre estes, encontram-se filmes dos realizadores Ken Loach, Pedro Almodóvar, Cristian Mungiu e irmãos Dardenne.

Ao longo dos 25 anos, o Festival de Cinema de Cannes distinguiu 40 filmes apoiados pelo programa MEDIA com a Palma de Ouro, o Grande Prémio do Júri ou o Prémio Melhor Realizador.

Para Günther H. Oettinger, Comissário responsável pela área da Economia e Sociedade Digitais “o programa MEDIA tornou-se um rótulo de qualidade para os filmes europeus”, e referiu que constata “com orgulho que cerca de metade dos filmes em competição pela Palma de Ouro este ano foram apoiados pelo MEDIA”.

O Comissário indicou também que o programa MEDIA “está em constante adaptação às necessidades do setor”, e anunciou: “em junho, iremos lançar um mecanismo de garantia para os setores culturais e criativos no valor de 121 milhões de euros, que estará aberto aos projetos audiovisuais. Calcula-se que este mecanismo venha a gerar mais de 600 milhões de euros em empréstimos bancários”.

Para Andrus Ansip, vice-presidente da Comissão Europeia (CE) e responsável pela área do Mercado Único Digital “o programa MEDIA tem desempenhado um papel essencial ao ajudar os filmes europeus a atingir novas audiências além-fronteiras”.

Mas o responsável pelo Mercado Único Digital da UE considera que se pode ir mais longe e aproveitar o êxito já conseguido com o Programa “e fomentar a circulação de conteúdos na Europa”. Também, lembra o comissário que “a evolução das tecnologias digitais gera oportunidades e desafios para o setor audiovisual”. Uma evolução que vai exigir que se encontrem soluções para “aumentar a oferta legal de conteúdos em online e combater a pirataria”.

O programa MEDIA da UE tem vindo a dar apoio anualmente “a cerca de 2 mil filmes, séries de televisão e outros projetos europeus que são distribuídos em formato digital, nos cinemas, na televisão e através dos serviços de vídeo a pedido (VOD)”, indicou a CE.

No domínio da formação o programa MEDIA já contribuiu “para a formação de mais de 20 mil produtores, realizadores e argumentistas, permitindo-lhes adaptar-se às novas tecnologias”.