2021 é o melhor ano de execução dos fundos europeus no Algarve

Programa Operacional Regional do Algarve transferiu para economia regional 48,7 milhões de euros, em 2021. O ano passado torna-se o melhor ano de execução dos fundos europeus desde o início do Quadro Financeiro Plurianual 2014-2020.

2021 é o melhor ano de execução dos fundos europeus no Algarve
2021 é o melhor ano de execução dos fundos europeus no Algarve. Foto: © Rosa Pinto

A taxa de execução do Programa Operacional do Algarve atingiu 57,4% no final de 2021, o que corresponde a um acréscimo da execução de 15,3 pontos percentuais ao longo do ano (era de 42,1% a 1 de janeiro de 2021) naquele que foi até agora o melhor ano na execução do Programa Operacional Regional.

Esta execução representa uma transferência superior a 48 milhões de euros de Fundos Europeus para investimento na economia da Região, indica a CCDR Algarve.

A melhoria da execução foi acompanhada de um forte impulso da taxa de compromisso, que passou dos 89,3% no início de 2021 para 109,0% que se regista no início de 2022, refletindo a aceleração na implementação do Programa Operacional Regional.

Para estes resultados foi essencial a colaboração e empenho de todos os Beneficiários, desde os Municípios, as Universidade, as Empresas, entidades do terceiro sector, entidades desconcentradas da administração pública, suportados pelas estruturas técnicas da Autoridade de Gestão, da AMAL, dos GAL até aos Organismos Intermédios de apoio às empresas e ao emprego e inclusão social.

Contudo, a CCDR Algarve refere que não obstante todos os esforços desenvolvidos e o trabalho em rede realizado, com uma monitorização mensal ao longo de todo o ano, a execução ficou em 96 % da meta prevista para 2021 e a taxa de execução, 2,6 pontos percentuais aquém do inicialmente projetado.

A CCDR Algarve sublinha o reforço do investimento empresarial em inovação produtiva, no emprego qualificado, em reabilitação urbana, património e equipamentos culturais, capacitação e modernização administrativa, eixos que no final de 2021 atingiram uma taxa de execução superior a 60% sobre o programado para o período 2014-2020, tal como o significativo aumento do investimento na ciência e investigação.

Para 2022 a Autoridade de Gestão do Programa Operacional Regional tem como meta aumentar a taxa de execução em mais 20 a 22 pontos percentuais. Uma meta que tem o “objetivo de atingir 78 a 80 por cento de taxa de execução no final de 2022, aumentando a eficiência na execução do Programa Operacional Regional, reforçando o investimento em inovação produtiva e competitividade, educação, infraestruturas escolares e cultura, ciência e inovação, emprego, empreendedorismo e inovação social, mobilidade suave, eficiência energética e energias renováveis, sempre num quadro de rigor e de cumprimento das regras de auditoria e controlo na aplicação dos fundos europeus geridos na Região“, refere José Apolinário, Presidente da CCDR do Algarve e da Comissão Diretiva da Autoridade de Gestão do Programa Operacional Regional do Algarve, citado em comunicado da CCDR Algarve.

O Programa Operacional Regional é dirigido por uma Comissão Diretiva presidida pelo Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, tendo dois vogais, sendo o Presidente da AMAL indicado pela ANMP e outro indicado pelo Governo.