750 Milhões de Euros do BEI vão apoiar o Portugal 2020

Portugal e o Banco Europeu de Investimento (BEI) firmaram um contrato de empréstimo de 750 Milhões de euros relativos à primeira parcela do Empréstimo-quadro do Banco Europeu de Investimento ao país.

Román Escolano, vice-presidente do BEI (à esquerda) e Mário Centeno, Ministro das Finanças (à direita)
Román Escolano, vice-presidente do BEI (à esquerda) e Mário Centeno, Ministro das Finanças (à direita). Foto: © DR

Um contrato de empréstimo, entre Portugal e o BEI, foi assinado por Mário Centeno, Ministro das Finanças e por Román Escolano, vice-presidente do BEI. O montante do contrato “destina-se ao financiamento da contrapartida nacional de operações aprovadas no âmbito dos Programas Operacionais do Portugal 2020”.

O empréstimo de 750 Milhões de euros vai apoiar “a concretização dos projetos a financiar pelos Fundos Estruturais da União Europeia” e “sinaliza a prioridade que o Governo coloca na captação dos apoios disponíveis para incentivar o investimento público e privado em Portugal”, refere o Ministério das Finanças (MF).

O recurso a estes instrumentos financeiros permite ao Governo tornar possível e mais rápida a utilização dos fundos europeus. O Governo espera que o investimento se possa traduzir em mais “competitividade” e na “internacionalização da economia portuguesa e, simultaneamente, promover a geração de emprego, a valorização dos recursos humanos, a inclusão social e a coesão territorial”.

O montante do empréstimo destina-se principalmente a investimentos “nas áreas da inovação e investigação, educação, desenvolvimento empresarial, saúde, eficiência energética e energias renováveis, melhoria de abastecimento de água e reabilitação urbana”.

Mário Centeno, citado em comunicado do MF, referiu que “o presente empréstimo do BEI dará certamente um importante contributo para aumentar o investimento, sobretudo por parte do nosso tecido empresarial”. Por seu lado o vice-presidente do BEI destacou que “este investimento demonstra o compromisso do BEI em apoiar a consolidação da economia portuguesa”.