A Emirates celebra 10 anos a ligar Lisboa ao mundo

A Companhia aérea Emirates celebra 10 anos de presença em Portugal. Até agora já transportou mais de 2,2 milhões de passageiros na rota Lisboa-Dubai. A partir de 1 de agosto aumenta o número voos semanais para 11.

A Emirates celebra 10 anos a ligar Lisboa ao mundo
A Emirates celebra 10 anos a ligar Lisboa ao mundo. Foto: DR

A Emirates, a maior companhia aérea internacional, celebra os 10 anos de operação em Portugal. Desde 2012, já transportou mais de 2,2 milhões de passageiros na rota Lisboa-Dubai. Atualmente a Emirates tem atualmente um voo diário a partir da capital portuguesa, que oferecer aos passageiros mais de 130 destinos a partir do Dubai.

A partir de 1 de agosto, a Emirates aumenta para 11 os voos semanais via Lisboa para dar resposta ao aumento da procura no mercado, numa fase marcada pela retoma do turismo.

A cerimónia de que marcou os 10 anos decorreu, este sábado, no Aeroporto Humberto Delgado, e contou com a presença de Francisco Pita, da Administração da ANA Aeroportos de Portugal, Filipe Silva, da Administração do Turismo de Portugal, e de David Quito, Country Manager da Emirates em Portugal

David Quito, Country Manager da Emirates em Portugal, referiu: “Portugal é um mercado chave em toda a nossa operação e continuamos empenhados em servir o país e todos os passageiros portugueses com produtos e serviços de uma qualidade inigualável no setor”.

“A Emirates tem desempenhado um papel decisivo como dinamizadora do turismo em Portugal e como impulsionadora da descoberta de inúmeros destinos no Médio Oriente, Ásia, Oceânia, e Oceano Índico pelos turistas portugueses”, referiu David Quito.

Francisco Pita, Chief Commercial Officer da ANA-Aeroportos de Portugal, lembrou: “Em 2012, com a inauguração da rota Dubai-Lisboa, a Emirates abriu aquela que foi a primeira ligação direta de Lisboa ao Médio Oriente, vindo assim facilitar a conectividade, não só com ro Dubai, mas com um alargado conjunto de países da África Oriental, Oceânia e Ásia. Aliás, em 2019, mais de metade dos passageiros desta rota utilizavam o Dubai como plataforma de transferência, sendo que a rota assume também uma enorme importância para o turismo em Portugal: nesse mesmo ano, a maioria dos passageiros entre Dubai e Lisboa viajavam tendo como destino final Portugal”.

A Emirates celebra 10 anos a ligar Lisboa ao mundo
A Emirates celebra 10 anos a ligar Lisboa ao mundo. Foto: DR

Para Luís Araújo, Presidente do Turismo de Portugal, “a diversificação de mercados emissores tem sido uma das orientações estratégicas do Turismo de Portugal para o crescimento do turismo recetivo no nosso país, conforme verificado na última década”.

Com o início das operações em Portugal, “a Emirates foi uma ‘porta aberta’ e um parceiro essencial para atingir esse objetivo, tendo desempenhado ao longo dos anos um papel fundamental no desenvolvimento de fluxos sobretudo de mercados da Ásia/Pacífico”.

“A estreita cooperação que a Emirates teve com o Turismo de Portugal desde o início, muito contribuiu para a abertura de novos mercados emissores para Portugal como a China, Japão, Coreia do Sul, Austrália ou Índia, entre outros. É, por isso, com grande satisfação que recebemos a notícia do reforço das ligações a partir de agosto, esperando continuar a colaborar com a Emirates na retoma da procura desses mercados e dos níveis de capacidade anteriores à pandemia, desejando desde já o maior sucesso à Emirates em Portugal”, concluiu o Presidente do Turismo de Portugal.

Quando chegou a Portugal a 9 de julho de 2012, a Emirates iniciou o transporte de passageiros com apenas um Boeing 777-200. Desde então, a sua presença no país tem sido reforçada anualmente, com a companhia a procurar novas oportunidades no país sempre que possível, sendo que atualmente a Emirates serve esta rota com o seu Boeing 777-300ER.

A Emirates é atualmente a única transportadora aérea a oferecer voos regulares entre Portugal e os Emirados Árabes Unidos – proporcionando aos passageiros ligações eficientes de Lisboa para destinos populares no Médio Oriente, Ásia e Oceano Índico via Dubai. Através de uma parceria de codeshare com a TAP Air Portugal, a Emirates também oferece ligação a vários destinos através das redes de ambas as companhias aéreas.

Lisboa é também um importante destino de carga para a companhia aérea. Os voos dos Emirates para Portugal ajudam a facilitar o comércio e o transporte de mercadorias, bem como contribuem significativamente para o crescimento do negócio local. Nos últimos 10 anos, a Emirates SkyCargo, a divisão de carga aérea da companhia aérea, transportou cerca de 130.000 toneladas de e para o país, incluindo mercadorias de vestuário de moda, calçado, eletrónica, bem como cargas sensíveis ao tempo e de alto valor como produtos farmacêuticos.

À semelhança do que acontece noutros países, os patrocínios são parte integrante da estratégia global da Emirates, desempenhando um papel fundamental no reconhecimento global da marca. A Emirates tem sido o Patrocinador Oficial do Sport Lisboa e Benfica desde o início da época 2015-2016. No entanto, o portefólio de patrocínios em Portugal incluem ainda um dos principais eventos de golfe, o Portugal Masters, bem como o Estoril Open.

Mais de 103.500 portugueses e residentes em Portugal estão inscritos no Emirates Skywards, o premiado programa de fidelização da Emirates e da flydubai – permitindo aos membros desfrutar de benefícios e recompensas exclusivas, incluindo voos com companhias aéreas parceiras, estadias em hotéis, pontos de venda a retalho e experiências de estilo de vida apoiadas pela companhia aérea.

Com uma equipa verdadeiramente multicultural, a Emirates fornece serviços excecionais e produtos de classe mundial. Os passageiros podem desfrutar de uma experiência único a bordo, com refeições de inspiração regional desenvolvidas por uma equipa de chefes de cozinha premiados. Os passageiros podem sentar-se e relaxar com mais de 5.000 canais de conteúdos de entretenimento global cuidadosamente curados com filmes, programas de TV, música, podcasts, jogos, audiolivros e o premiado sistema de entretenimento de bordo da Emirates.

A Emirates oferece atualmente um voo diário de Lisboa. O voo EK 192 da Emirates parte de Lisboa às 14h15 e chega ao Dubai às 00h50 (hora local), no dia seguinte. O voo de regresso, EK 191 parte do Dubai às 7h25h e chega a Lisboa às 12h35 (hora local).