A gripe pode ser grave na temporada de 2021-2022

Especialistas da Johns Hopkins Medicine indicam que a temporada de gripe de 2021-2022 pode ser grave. A proteção individual pode ter diminuído a imunidade às estirpes deste ano. A prevenção passa pela toma da vacina da gripe e da COVID-19.

A gripe pode ser grave na temporada de 2021-2022
A gripe pode ser grave na temporada de 2021-2022

Pelo segundo ano consecutivo, a temporada da gripe decorre num contexto da pandemia COVID-19. O número de casos de gripe foi relativamente baixo no ano de 2020-2021, mas especialistas da Johns Hopkins Medicine indicam que este ano o número de casos pode ser muito maior.

“Achávamos que a temporada de gripe de 2020-2021 seria grave, mas isso não se concretizou”, referiu Lisa Maragakis, médica do Johns Hopkins Medicine, diretora sénior de prevenção de infeções do Sistema de Saúde Johns Hopkins e professora associada de medicina na Faculdade de Medicina da Universidade Johns Hopkins.

“É provável que, devido ao facto de no ano passado, muitas pessoas estarem a tomar precauções contra a infeção da COVID-19, se tenha traduzido numa taxa menor de transmissão da gripe. Menos infeções de gripe no ano passado podem significar que menos pessoas ficaram imunes às estirpes deste ano. Combinado com precauções relaxadas de COVID-19, isso pode levar a uma temporada de gripe severa de 2021-2022. ”

A gripe é uma doença causada por um dos vírus influenza que infetam o trato respiratório. A doença espalha-se quando uma pessoa infetada liberta partículas e gotículas para o ar, geralmente devido a tosses e espirros. Os sintomas podem incluir febre, dor de cabeça, dor no corpo e calafrios, corrimento do nariz, espirros, dor de garganta, fadiga, tosse (geralmente seca) e mal-estar geral.

As infeções nos Estados Unidos como na Europa são mais altas no período de outubro a maio de cada ano, geralmente com pico de dezembro a fevereiro. Embora a maioria das pessoas supere esses sintomas em três a sete dias, a gripe pode ser mortal para outras pessoas. Antes da COVID-19.

“Como o COVID-19, a gripe pode fazer com que algumas pessoas fiquem extremamente doentes, levando à hospitalização ou mesmo à morte”, referiu Aaron Milstone, epidemiologista associado da Johns Hopkins Medicine.

O epidemiologista acrescentou que é importante que as pessoas tomem a vacina contra a gripe o mais rápido possível. Como todas as vacinas, a da gripe não oferece 100% de proteção, mas pode reduzir muito a gravidade da doença. Por este motivo, é recomendado que todas as pessoas elegíveis tomem a vacina COVID-19.

Alguns grupos de pessoas correm maior risco de infeções graves de gripe, incluindo crianças menores de 2 anos, pessoas imunocomprometidas e pessoas com condições de saúde como asma, obesidade, diabetes, problemas neurológicos e doenças do sangue, pulmões, coração, rins e fígado. Adultos com 65 anos ou mais também correm maior risco, por isso devem receber a vacina contra a gripe, para uma melhor proteção contra infeções graves para pessoas idosas.

Embora a gripe e o COVID-19 sejam causados ​​por vírus diferentes, esses vírus espalham-se de maneiras semelhantes. “As pessoas podem usar as mesmas medidas de prevenção para se proteger contra as duas doenças”, referiu Lisa Maragakis. “Isso inclui lavar as mãos com frequência, usar máscaras faciais, praticar o distanciamento físico e ser vacinado com as vacinas COVID-19 e contra a gripe.”

Como os vírus da gripe sofrem mutações de um ano para outro, a vacina contra a gripe é atualizada anualmente para fornecer proteção contra as estirpes previstas. De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças, é seguro receber uma vacina contra a gripe e uma vacina COVID-19 ao mesmo tempo.

Pessoas que são alérgicas a componentes da gripe ou vacinas COVID-19 são encorajadas a consultar um médico e encontrar formas alternativas de proteção.