A “Morte de Danton” abre temporada do Teatro Nacional São João

Nuno Cardoso assina a primeira produção própria da temporada do Teatro Nacional São João, A “Morte de Danton”, com Albano Jerónimo a interpretar Georges Jacques Danton, decorre de 18 a 29 de setembro. A estreia é dia 18 de setembro, às 21h00.

A “Morte de Danton” abre temporada do Teatro Nacional São João
A “Morte de Danton” abre temporada do Teatro Nacional São João. Foto: © Rosa Pinto

Georges Jacques Danton vai morrer no final da peça escrita por Georg Büchner em 1835, Um fim anunciado, mas o autor explora a vida de uma das principais figuras da Revolução Francesa.

A “Morte de Danton”, uma produção própria do Teatro Nacional São João (TNSJ), é o espetáculo que abre a temporada 2019/2020, e é encenada por Nuno Cardoso, diretor artístico do TNSJ, com estreia agendada para dia 18 de setembro, às 21h00.

A peça desenrola-se na Primavera de 1784 onde se acompanha os últimos dias do protagonista – interpretado por Albano Jerónimo – entre as vésperas da sua detenção e a sua execução, passando pelo processo orquestrado contra ele.

A “Morte de Danton” apresenta-se como um drama em quatro atos, tendo sido pensada de forma a remeter o espectador para cenas puramente cinematográficas, seja pela cadência, ritmo de progressão ou fluir cénico.

O espetáculo vai estar em cena até 29 de setembro (sessão que conta com tradução em Língua Gestual Portuguesa e com Audiodescrição). No dia 19 de setembro, está agendada uma conversa pós-espetáculo moderada por Jorge Louraço Figueira.

Após a estreia no TNSJ, a peça será apresentada no Theatro Circo, em Braga, a 4 de outubro; no Teatro Aveirense, a 18 de outubro; no Teatro Húngaro de Cluj, Roménia, a 23 de novembro, integrada no Festival da União dos Teatros da Europa, e no Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, de 9 a 19 de janeiro de 2020.

Bilhetes para o TNSJ, de 7,50 e 16 euros

Horários
Dia 18 de setembro, às 21h00
Quarta-feira e sábado, às 19h00
Quinta e sexta-feira, às 21h00
Domingo, às 16h00