A Shark Week no Discovery Channel

No Discovery Channel, de 28 de julho a 4 de agosto, a Shark Week proporciona aos fãs de tubarões um encontro imperdível. Com mais de 20 horas de programação dedicada aos tubarões o canal disponibiliza aos espetadores perigosas aventuras.

A Shark Week no Discovery Channel
A Shark Week no Discovery Channel. Foto: DR

A Shark Week é um dos pontos altos do ano no Discovery Channel, e em 2019 tem mais de 20 horas de programação dedicadas aos tubarões, que são as grandes estrelas do canal. O Discovery Channel continua a levar aos espetadores os melhores especialistas do mundo e a tecnologia mais avançada. Este ano apresenta um quarteto de atores de luxo que parte numa grande aventura…

Mas nesta semana especial há espaço ainda para o primeiro filme feito especialmente para a Shark Week, que é protagonizado pelo ator Josh Duhamel.

Novidades da “Shark Week 2019”

Para guiar os espetadores pelo fascinante mundo dos tubarões, o Discovery Channel vai contar com a ajuda do ator, comediante e antigo marine norte-americano Rob Riggle. Depois de já ter colaborado em 2018 na Shark Week, Riggle regressa à frente de um formato que promete ser um dos pontos altos da semana. O ator norte-americano vai embarcar numa divertida (e perigosa) aventura entre tubarões, acompanhado por quatro amigos que não hesitaram em dizer sim a este desafio único.

Os atores Anthony Anderson, Joel McHale, Damon Wayans Jr e Adam Divine, liderados por Riggle, estarão acompanhados por estas magníficas criaturas marinhas… ‘Shark Trip: Comer. Orar. Mergulhar’ é um formato divertido, mas que porá à prova as capacidades destes cinco homens. Conseguirão eles sair vivos desta aventura?

Outra das apostas da ‘Shark Week 2019’ é a estreia do filme ‘Perdidos entre Tubarões’, que leva ao Discovery Channel um formato de ficção e que promete agitar as águas da programação.

O filme terá como protagonistas os atores Josh Duhamel (‘Transformers’ e ‘Las Vegas’), Tyler Blackburn (‘Pretty Little Liars), Josh Close (‘Fargo’ e ‘Person of interest’, Beau Garrett (‘The Good Doctor’ e ‘O Quarteto Fantástico) e Rebekah Graf (‘The dirt’ e ‘Hawai 5.0’).

A longa-metragem narra a história baseada em factos verídicos, em 1982, quando um iate, com destino à Florida, naufraga. A tripulação navega durante dias nas gélidas águas do Atlântico, onde se torna uma presa apetecível para um grupo de tubarões tigre. O tempo passa e a esperança de serem encontrados e resgatados começa a desvanecer. Conscientes disso, os protagonistas terão de empenhar todas as suas forças para se salvarem e não terminarem como comida para os tubarões.

Uma semana cheia de novos conteúdos e formatos

Na Shark Week 2019 regressam ainda ao Discovery Channel os mais reputados biólogos marinhos, instituições científicas e especialistas em tubarões que, graças às últimas novidades em tecnologia, irão mostrar ao público algumas das espécies mais raras e difíceis de localizar, de forma inédita. Entre algumas destas novidades mostram, por exemplo, ataques reais de tubarões, analisados por um grupo de especialistas, que vão explicar ao público o que fazer em caso de se encontrarem frente a frente com um tubarão.

Mas não ficamos por aqui… este ano a programação da ‘Shark Week’ embarca num mergulho único, até às profundezas do oceano, graças ao primeiro drone em forma de foca, que servirá de isco para atrair tubarões e porá à prova os últimos avanços tecnológicos aplicados aos instrumentos e ferramentas criados para detetar e vigiar os movimentos dos tubarões.

‘Expedição ao Passado: Megalodon’

Cinco vezes maior que um T-Rex, com mandíbulas capazes de triturar um tanque, o megalodon é o derradeiro predador. Este mega tubarão de 60 toneladas governou os oceanos durante quase 20 milhões de anos e de repente… desapareceu. Agora os paleontólogos usam dentes fossilizados, a única prova de que este animal existiu, para desvendar o mistério do seu desaparecimento. Estes registos dentários podem ser a chave para descobrir o que realmente aconteceu.

‘Defesa contra tubarões’

Vários tubarões brancos estão a infestar as águas de Cape Cod e pela primeira vez em 80 anos, um ataque de tubarão resultou numa fatalidade, nesta zona. Neste programa Greg Skomal, Andy Casagrande e a especialista em tubarões Kina Scollay viajam até à Nova Zelândia para experimentar a tecnologia mais avançada na deteção de tubarões.

‘A Lenda de Deep Blue’

Os especialistas em tubarões Brandon McMillan e Jimi Partington regressam à ilha de Guadalupe para procurar nas profundezas o mítico Deep Blue, o maior tubarão branco do mundo, que dizem ter quase 6 metros e meio mais de 2 toneladas e meia.

‘Os tubarões de Headstone Hell’

No meio do Pacífico Sul encontra-se uma pequena mancha de terra, a Iha de Norfolk, que no final do século XVIII era conhecida por ser um estabelecimento penal britânico. Hoje em dia é local de encontro de alguns dos maiores tubarões tigre do planeta. Os habitantes da ilha têm um estranho hábito: lançam cádaveres de animais ao mar. Mas estará esta prática a alterar o comportamento dos tubarões, fazendo com que os ataques sejam mais frequentes? O cientista Riley Elliot vai analisar todas as provas para dar resposta a esta incógnita.

‘Naufrágio entre tubarões’

Neste novo programa Paul de Gelder e James Glancy fazem disparar os níveis de adrenalina. Os dois aventureiros vão saltar de um avião, a 3500 pés de altitude, para perceber como é aterrar de emergência nas águas mais remotas do mundo, infestadas de tubarões. Paul e James têm como destino a zona do arquipélago do Palau, no Pacífico, um local conhecido por ser a casa de inúmeros tubarões e de vários acidentes de aviação.

‘Tubarões: Águas Perigosas’

Os anfitriões Paul de Gelder, Mike Dornellas, Nick LeBeouf e Jamin Martinelli estão de volta à ‘Shark Week’. E colocam-se em grande perigo quando analisam se cinco ataques de tubarões recentes poderiam ter tido um final diferente. Que fazer quando estamos rodeados de sangue humano? Poderão os dispositivos eletrónicos que usamos hoje em dia provocar estes ataques? Este quarteto vai tentar responder a esta e outras questões, à medida que realizam experiências nunca antes tentadas com tubarões.

‘Tubarão: o regresso’

Chris Fallows, especialista em tubarões, encabeça uma equipa de investigadores que se infiltram num campo de batalha de tubarões e focas. Aqui toda a equipa terá de lutar pela vida, à medida que os tubarões brancos destroem a colónia de focas.

‘O Mistério do Tubarão Perdido’

O biólogo e investigador Forrest Galante embarca numa missão no Oceano Índico para encontrar o supostamente extinto tubarão Pondicherry. Esta espécie rara foi vista pela última vez na década de 1970, mas as recentes fotos de tubarões não identificados na zona do Sri Lanka e das Maldivas, fazem crer que ainda existe. Forrest, acompanhado pela mulher, Jessica, e um grupo de especialistas, dedicam-se a procurar pistas. Se conseguirem provar que ainda existe, esta espécie será eliminada da lista de tubarões extintos e poderá ser estudada e protegida.

‘Regresso à Ilha dos tubarões’

Com a ajuda do cientista Craig O’Connell, ‘Regresso à Ilha dos Tubarões’ investiga a atual onda de ataques de tubarões que ameaça esta paradisíaca ilha. Será este pico de ataques a nova normalidade? Porque é que os tubarões touro, que raramente eram vistos antes de 2011, agora escolheram esta zona para viver e caçar? E apesar do esforço das autoridades, porque é que continuam a morrer pessoas? O que se pode fazer para evitar isto?

‘Tubarões brancos de Guadalupe’

A Ilha de Guadalupe é famosa por ser o lar de grandes tubarões brancos. Neste local, estas criaturas são caçadores silenciosos: acercam-se das suas presas e matam-nas, com ataques surpresa. No entanto, as águas que rodeiam esta ilha são cristalinas e não se percebe bem como conseguem atacar as presas desta maneira. Neste programa especial, uma equipa de especialistas, liderada por Yannis Papastamatiou e Melissa Marquez, prepara-se para entender melhor esta “zona de morte” de Guadalupe.

‘Tubarão mako: o predador perfeito”

Uma das missões mais emocionantes da ‘Shark Week’ nos últimos anos foi a busca por Granders, os maiores makos do mundo. Joe Romero e Keith Poe voltam a este tema e mostram novas imagens capturadas na costa da Califórnia, local onde pode ser observado o estranho comportamento do tubarão mako.

‘O mago dos tubarões’

O ilusionista Andrew Mayne vai tentar criar um ‘fato de tubarão’, que supere os sentidos do grande tubarão branco e que seja invisível para um dos maiores predadores do planeta. Com ele leva o cameraman subaquático Andy Casagrande e o cientista Neil Hammerschlag. Juntos querem descobrir o poder destas criaturas com o objetivo de testar o fato em águas australianas, perante um enorme tubarão branco.

‘Tubarões.com 2’

Neste programa especial pode ver tudo o que se passou no mundo dos tubarões este ano: os incríveis vídeos virais, as notícias mais importantes e a ciência mais avançada.