Aberto concurso para concessão do Quartel do Carmo nos Açores

Foi lançado, hoje, o concurso público para a concessão do Quartel do Carmo, na cidade da Horta, nos Açores. O concurso é no âmbito do programa Revive e prevê a concessão do imóvel por 50 anos para exploração para fins turísticos.

Aberto concurso para concessão do Quartel do Carmo nos Açores
Aberto concurso para concessão do Quartel do Carmo nos Açores

No âmbito do programa Revive foi lançado o concurso público para a concessão do Quartel do Carmo, na cidade da Horta, nos Açores. Assim, os empreendedores interessados têm a partir de hoje 90 dias para apresentarem propostas para a concessão do imóvel por 50 anos para ser explorado para fins turísticos, nomeadamente como espaço hoteleiro.

O imóvel situa-se num planalto da cidade da Horta, com vista privilegiada sobre o porto e tendo como horizonte o mar e a ilha do Pico. A construção do atual Quartel do Carmo teve início no século XVII, como Convento da Ordem dos Carmelitas. No século XX, foi adaptado ao uso militar para acolher a Companhia de Infantaria da Horta, tendo então submetido a obras de recuperação.

O Quartel do Carmo é um dos 33 imóveis que foi inscrito no programa Revive, que envolve os ministérios da Economia, Cultura e Finanças e tem a colaboração das autarquias locais. Os objetivos do Revive é “valorizar e recuperar o património sem uso, reforçar a atratividade dos destinos regionais e o desenvolvimento de várias regiões do país.”

O concurso para o Quartel do Carmo torna-se no 12.º concurso lançado pelo Revive para outros imóveis, património nacional. Atualmente estão abertos concursos para a concessão da Casa de Marrocos, em Idanha-a-Velha, Mosteiro de Santo António dos Capuchos, em Leiria, Mosteiro de Arouca e Convento de São Francisco, em Portalegre.

Ana Mendes Godinho, Secretária de Estado do Turismo, referiu, citada em comunicado, que “o Revive continua a afirmar-se como um programa eficaz para devolver aos territórios os imóveis públicos fechados, que podem ser instrumentos de atração de investimento e dinamização económica. A recuperação do Quartel do Carmo no âmbito do Revive vai ser um importante fator de geração de riqueza e de criação de postos de trabalho”.

Ângela Ferreira, Secretária de Estado da Cultura, sublinhou que “com a abertura do concurso Revive dá-se um importante passo para a recuperação do Quartel do Carmo, garantindo a preservação de elementos arquitetónicos que ainda se mantêm desde a sua origem, nomeadamente, algumas arcadas e abóbodas de berço, fundamentais no conjunto do edifício. Imóvel de enorme potencial e localização privilegiada, o Quartel do Carmo contribuirá assim para a valorização cultural da região”.

Por sua vez Ana Santos Pinto, Secretária de Estado da Defesa, afirmou que “a parceria estabelecida entre o Ministério da Defesa Nacional e o Revive viabiliza a necessária reabilitação e valorização do património disponibilizado pelas Forças Armadas, permitindo a sua utilização plena pela população”.

Para a Secretária de Estado da Defesa “a inclusão do Quartel do Carmo, localizado na cidade da Horta, no Revive é mais um exemplo desta parceria, que possibilitará àqueles que o visitem usufruir de uma paisagem privilegiada e de um contacto direto com o legado de séculos de memórias históricas”.