Aberto concurso para Diretor Executivo da Agência Europeia de Medicamentos

Aberto concurso para Diretor Executivo da Agência Europeia de Medicamentos
Aberto concurso para Diretor Executivo da Agência Europeia de Medicamentos. Foto: ©UE

Foi aberto concurso para vaga de Diretor Executivo da Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês), que irá substituir até Emer Cooke, dado o mandato terminar em 30 de abril de 2027. O anúncio para o cargo mais importante da EMA já foi publicado no Jornal Oficial da União Europeia,

O Diretor Executivo é responsável perante o Conselho de Administração da Agência. Dirige e gere a EMA, assume a responsabilidade geral pelas suas atividades e assegura a realização dos seus objetivos. A EMA com um total de 900 efetivos teve em 2025 um orçamento de aproximadamente 600 milhões de euros.

O processo de recrutamento é conduzido pela Comissão Europeia, que fornecerá uma lista restrita de candidatos ao Conselho de Administração da EMA, cabendo a este Conselho a nomeação do candidato selecionado, após consulta ao Comité de Saúde Pública do Parlamento Europeu.

Os candidatos deverem possuir um perfil que inclui competências de gestão, Conhecimentos especializados, como legislação europeia e dos domínios técnicos e científicos das atividades da EMA, bem como qualidades e competências pessoais adequadas ao cargo.

Os candidatos deverão apresentar as candidaturas até 19 de março de 2026, às 12h00 (horário de Bruxelas).