Foi aberto concurso para vaga de Diretor Executivo da Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês), que irá substituir até Emer Cooke, dado o mandato terminar em 30 de abril de 2027. O anúncio para o cargo mais importante da EMA já foi publicado no Jornal Oficial da União Europeia,
O Diretor Executivo é responsável perante o Conselho de Administração da Agência. Dirige e gere a EMA, assume a responsabilidade geral pelas suas atividades e assegura a realização dos seus objetivos. A EMA com um total de 900 efetivos teve em 2025 um orçamento de aproximadamente 600 milhões de euros.
O processo de recrutamento é conduzido pela Comissão Europeia, que fornecerá uma lista restrita de candidatos ao Conselho de Administração da EMA, cabendo a este Conselho a nomeação do candidato selecionado, após consulta ao Comité de Saúde Pública do Parlamento Europeu.
Os candidatos deverem possuir um perfil que inclui competências de gestão, Conhecimentos especializados, como legislação europeia e dos domínios técnicos e científicos das atividades da EMA, bem como qualidades e competências pessoais adequadas ao cargo.
Os candidatos deverão apresentar as candidaturas até 19 de março de 2026, às 12h00 (horário de Bruxelas).














