Academia de Amadores de Música celebra 135 anos

Academia de Amadores de Música celebra 135 anos. No dia 28 de maio, Hélder Moutinho, Mafalda Arnauth, Joana Amendoeira, Maria João, Beatriz Nunes, Gabriela Canavilhas e Miss Manouche juntam-se na Gala comemorativa, no Cinema São Jorge.

Academia de Amadores de Música celebra 135 anos
Academia de Amadores de Música celebra 135 anos. Foto: DR

A Academia de Amadores de Música (AAM) é uma associação “incontornável no panorama cultural português”, que este ano faz 135 anos de existência. Para celebrar o aniversário, alunos, ex-alunos e amigos, reúnem-se num concerto único a 28 de maio, às 20h30, no Cinema São Jorge, em Lisboa.

A Gala comemorativa conta também com vários artistas, como: Hélder Moutinho; Mafalda Arnauth; Joana Amendoeira; Maria João; Beatriz Nunes; Gabriela Canavilhas e Miss Manouche entre outros nomes que vão subir ao palco do São Jorge, em solidariedade com a associação centenária.

A AAM foi fundada em 1884, e viu o seu prestígio consolidado em 1980 com a direção artística de Fernando Lopes-Graça, tanto do ponto de vista cultural como pedagógico. A AAM instalada em edifício na Rua Nova da Trindade, em Lisboa, ainda sobrevive à pressão imobiliária que se vive no centro de Lisboa, mantendo-se estoicamente no Chiado, e lutando com grande dificuldade e carências financeiras.

A Gala comemorativa que celebra os 135 anos de uma casa que formou músicos com percursos tão díspares e que se orgulha em ser um local onde qualquer amador, no verdadeiro sentido do termo, amante da música e não profissional, pode aprender a tocar um instrumento, vai permitir, também, recolher algumas receitas para a Academia. Esta que é uma de cinco associações em Lisboa, classificadas pela Câmara Municipal como Entidade de Interesse Histórico e Cultural ou Social Local.

Programa da Gala Comemorativa

Beatriz Nunes com João Santos (ex-alunos da AAM)
Gabriela Canavilhas (ex-professora) ao piano e o tenor Marco Alves dos Santos
Joana Amendoeira (ex-aluna)
Maria João Ogre Trio Eléctrico (ex-professora e ex-aluno)
Orquestra Academia de Amadores de Música com os solistas Miguel Sobrinho (Vencedor do Primeiro Prémio Viola do IV Concurso Nacional de Cordas Vasco Barbosa) e Ulilan Pereira (violino)
Hélder Moutinho e Ricardo Parreira (ex-aluno) com Orquestra Academia de Amadores de Música
Mafalda Arnauth com Orquestra Academia de Amadores de Música
Miss Manouche (ex-alunos)