
Acordo entre a União Europeia (UE) e os EUA sobre tarifas é resumido, em conferência de imprensa, pelo Comissário Europeu Maroš Šefčovič, responsável pelo Comércio e Segurança Económica, que referiu: “Traz uma estabilidade renovada e abre as portas à colaboração estratégica”, a uma relação de comércio transatlântico no valor de 1,7 triliões de dólares.
O Comissário Maroš Šefčovič justifica o acordo, por no seu entendimento, uma tarifa de 30% pararia o comércio transatlântico e colocava em risco cerca de cinco milhões de postos de trabalho, incluindo os das PME.
Os principais pilares do acordo referiu o Comissário é um teto tarifário único de 15%, 750 mil milhões de dólares em compras estratégicas da UE aos EUA durante 3 anos e mais 600 mil milhões de dólares em investimentos privados da UE na economia dos EUA.
Sobre o comércio de automóveis, Maroš Šefčovič referiu que com o acordo “estamos a reduzir as tarifas sobre os nossos automóveis dos atuais 27,5% para 15%.
No que diz respeito às compras estratégicas da UE aos EUA, o Comissário Šefčovič indicou que “o acordo prevê também compras estratégicas de gás, petróleo, energia nuclear e também chips de IA dos EUA. Aqui, o objetivo é fortalecer a nossa vantagem tecnológica de uma forma que beneficie ambos os lados.”













