Acordo FEI, Millennium bcp e InvestEU disponibiliza 405 milhões de euros para PME portuguesas

Millennium bcp disponibiliza financiamento às PME, após acordo com Fundo Europeu de Investimento, para projetos de inovação e digitalização, sustentabilidade, competitividade, formação, economia social e indústrias criativas, com garantia InvestEU.

Acordo FEI, Millennium bcp e InvestEU disponibiliza 405 milhões de euros para PME portuguesas
Acordo FEI, Millennium bcp e InvestEU disponibiliza 405 milhões de euros para PME portuguesas. Foto: Rosa Pinto

O Fundo Europeu de Investimento (FEI) e o Millennium BCP (BCP) assinaram um acordo de garantia apoiado pelo Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos, conhecido por InvestEU, no valor de 405 milhões de euros para apoiar o investimento nas principais prioridades da União Europeia (UE) em Portugal.

Os projetos elegíveis para beneficiar do novo financiamento a ser disponibilizado, no âmbito do acordo, incluem a sustentabilidade, a inovação e a digitalização, o empreendedorismo social e o microfinanciamento, os setores culturais e criativos, as competências e a educação, e a competitividade.

As novas linhas de crédito a serem criadas facilitarão o acesso ao financiamento às pequenas e médias empresas (PME) portuguesas. Os empréstimos às empresas terão uma garantia do FEI entre 50% e 80% e uma duração máxima de 12 anos.

O valor máximo de cada empréstimo vai variar consoante a área, podendo atingir os 7,5 milhões de euros. Esta operação é apoiada pelo programa InvestEU, que como refere a Comissão Europeia deverá mobilizar mais de 372 mil milhões de euros em investimento adicional para as prioridades políticas da UE durante o período 2021-2027.

O Comissário Europeu da Economia, Paolo Gentiloni, afirmou: “O Programa InvestEU desempenha um papel crucial no apoio às PME na Europa para que se destaquem na inovação, digitalização e sustentabilidade. Estou muito satisfeito por, com o apoio deste novo acordo, mais pequenas empresas portuguesas conseguirem desbloquear os fundos necessários para prosperar e atingir o seu pleno potencial. Isto irá ajudá-los a crescer e a avançar na sua transição ecológica e digital, criando ao mesmo tempo mais empregos para a economia.”

Também Miguel Maya, CEO do Millennium BCP, referiu: “Estes instrumentos de garantia financeira do InvestEU são extremamente importantes para o financiamento da economia portuguesa e evidenciam o compromisso do Banco com as empresas”.

O CEO do Millennium bcp acrescentou: “Como banco líder para empresas em Portugal, estamos ao lado de empreendedores em áreas-chave de investimento com impacto na inovação e digitalização, sustentabilidade, competitividade das PME, formação, economia social e indústrias criativas. Após a implementação bem-sucedida do Fundo de Garantia Pan-Europeu com um total de 2.745 milhões de euros alocados, o Millennium bcp está empenhado em acelerar o lançamento deste novo apoio, num total de 405 milhões de euros para financiar empresas sustentáveis ​​com a garantia do InvestEU.”

Para a Chefe do Executivo do FEI, Marjut Falkstedt, “o Fundo aguarda com grande satisfação o importante contributo que as linhas de crédito disponibilizadas ao abrigo da garantia InvestEU podem dar para o crescimento das micro e pequenas empresas no país — vital para a economia e criação de emprego em Portugal — permitindo a transformação de empresas em diferentes áreas-chave como sustentabilidade, digital e inovação.”

Agora, as PME clientes do Millennium BCP que pretendam acelerar a sua transição digital e verde e investir na inovação ou no crescimento poderão candidatar-se a financiamento ao abrigo do novo acordo de garantia. As linhas de crédito disponíveis incluem 175 milhões de euros reservados ao reforço da competitividade das empresas portuguesas, 71 milhões de euros para apoiar o financiamento de projetos sustentáveis ​​e 54 milhões de euros destinados aos setores culturais e criativos.

O Millennium BCP indicou que propõe-se da prestação gratuita de serviços de assessoria para apoiar empreendedores e microempresas, começando pela implementação estratégica dos negócios.