Acordo luso-brasileiro para produção Super Tucano A-29 padrão NATO

Cimeira luso-brasileira, em Lisboa, reforça importância no desenvolvimento do avião militar KC-390 e na parceria para produção do Super Tucano A-29, padrão NATO, destinado ao mercado europeu. Cooperação em ciberdefesa também foi considerada.

Acordo luso-brasileiro para a produção Super Tucano A-29 padrão NATO
Acordo luso-brasileiro para a produção Super Tucano A-29 padrão NATO. Foto: TVEuropa

Durante a XIII Cimeira Luso-Brasileira, que se realizou, em Lisboa, dia 22 de abril, foi salientada a importância do projeto conjunto de desenvolvimento do KC-390, um avião militar destinado a multimissões, transporte tático/logístico, para reabastecimento em voo e com possibilidade de ser incorporado no combate a incêndios florestais.

Portugal fez uma encomenda de cinco aeronaves e que já teve apresentação em 2022, em Beja, e que já se encontra em fase de certificação desde o início de março de 2023.

Na declaração conjunto no final da cimeira é referido que os dois países destacam a “importância dos Diálogos das Indústrias de Defesa, da recente participação de Portugal na LAAD – Defence & Security 2023, dos encontros de alto-nível que relevam a importância da economia de Defesa no quadro do relacionamento bilateral e no plano interno de ambos os países”.

Os dois países consideram e reconhecem haver um potencial de cooperação nas áreas do Espaço, Ciberdefesa, Aeronáutica, Sistemas de Vigilância e Radares, entre outros. E que torna de grande importância a celebração do Memorando entre a Embraer, o Centro de Engenharia e Desenvolvimento (CeiiA), a OGMA, a GMV e a ETI para o estabelecimento de uma parceria que permita a produção de uma versão do caça Super Tucano (A-29), passível de utilização por países da OTAN.

A aeronave A29 é um turboélice de ataque e para treino avançado, que incorpora os últimos avanços em aviação e em armamento. A nova aeronave resultante da parceria será na configuração da NATO e destinada sobretudo ao mercado europeu.