Açores vai experimentar culturas de novas variedades de Café

Governo Regional dos Açores, Associação de Produtores Açorianos de Café e Delta Cafés assinam protocolo para a experimentação de novas variedades de Café nos Açores. O objetivo é acelerar a produtividade, qualidade e a viabilidade económica da cultura do café na região.

Açores vai experimentar culturas de novas variedades de Café
Açores vai experimentar culturas de novas variedades de Café. Foto: António Manuel

Um protocolo entre o Governo Regional dos Açores, através da Secretaria Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural dos Açores (SRADR), a Associação de Produtores Açorianos de Café (APAC) e a Delta Cafés vai permitir a experimentação de novas variedades de café nos Açores.

O objetivo é o desenvolvimento futuro do café na região dos Açores, e o protocolo assinado hoje irá permitir acelerar a produtividade, qualidade e a viabilidade económica.

Para atingir o objetivo proposto as três entidades comprometem-se “na implementação das ações estratégicas que permitam desenvolver, de forma sustentável, a cadeia produtiva do café nos Açores, por via da experimentação e seleção de novas variedades de café na Região, permitindo uma maior e melhor produtividade agregadora de valor à produção agrícola regional”.

É indicado que o protocolo tem a duração de oito anos e dividido em sete fases, de que fazem parte o planeamento do estudo experimental nos diferentes campos para a introdução de novas variedades de café e a capacitação, aconselhamento e apoio técnico aos produtores.

Valorizo a aposta que é feita, com este protocolo, na excelência, distinção e diferenciação do produto açoriano. Associando-nos aos melhores, não tenho dúvidas de que estamos a caminhar rumo ao sucesso económico, social e também turístico. Depois do lançamento recente do primeiro lote de café dos Açores, o Governo dos Açores reitera o seu compromisso de tudo fazer para potenciar esta sinergia com a Delta Cafés e a APAC”, referiu José Manuel Bolieiro, Presidente do Governo Regional dos Açores, presente na cerimónia de assinatura do protocolo.

A cooperação entre a Delta Cafés, a APAC e Governo Regional dos Açores tem vindo a ser desenvolvida desde 2019, num trabalho de diagnóstico, avaliação, aconselhamento técnico e melhoria de todos os aspetos envolvidos na produção, transformação e comercialização. Um trabalho que atesta a viabilidade e o potencial da região para a produção de café.

Em abril de 2023 foram promovidas sessões de “Desenvolvimento da Cultura do Café”, na Ilha Terceira e na Ilha de São Miguel, que mostraram as tendências de consumo e as perspetivas futuras do mercado internacional de café; o enquadramento atual da produção nas ilhas açorianas os objetivos de desenvolvimento, assim como a identificação de desafios e oportunidades da cafeicultura nos Açores.

“O facto de estarmos aqui hoje é uma forma de dizer que continuamos juntos e empenhados em criar as condições para o desenvolvimento futuro de café na região dos Açores. Com este protocolo, comprometemo-nos não apenas a manter, mas a reforçar o nosso apoio contínuo à comunidade de produtores de café e a contribuir para a criação de valor social, ambiental e económico”, sublinhou o CEO do Grupo Nabeiro – Delta Cafés, Rui Miguel Nabeiro.

A Delta Cafés anunciou, em outubro, o lançamento do primeiro lote de café dos Açores que já está disponível, em exclusivo e edição limitada, nas lojas Delta The Coffee House Experience, em que o objetivo primeiro é promover e dar a conhecer o café dos Açores, difundir conhecimento sobre esta cultura e responder ao interesse que a produção tem suscitado.

A assinatura deste protocolo com o Governo Regional e com a Delta Cafés representa um passo importante para a concretização da missão da APAC de apoiar os produtores açorianos de café e de continuar a desenvolver nos Açores a cultura de um produto de excelência, com elevado valor reconhecido no mercado que represente um importante contributo para a economia local”, sublinhou Luís Espínola, Presidente da APAC, citado em comunicado.