Adriana Calcanhotto ensina a escrever canções na Universidade de Coimbra

A cantora e compositora brasileira Adriana Calcanhotto leciona curso ‘Como escrever canções’ na Universidade de Coimbra. O curso, com duração de 60 horas, tem inscrições abertas até 15 de fevereiro.

Adriana Calcanhotto ensina a escrever canções na Universidade de Coimbra
Adriana Calcanhotto ensina a escrever canções na Universidade de Coimbra. Foto: DR

Adriana Calcanhotto leciona na Universidade de Coimbra (UC), entre 5 de março e 7 de maio, o curso ‘Como escrever canções‘, onde vai abordar temáticas como “a especificidade da ‘escrita de canções’ como uma atividade complexa, evolução do formato canção das origens ao tempo presente, estrutura e partes da canção e sentido e estrutura da canção.”

A compositora, cantora, escritora, ilustradora e antologista brasileira, Adriana Calcanhotto, possui já uma larga carreira musical, com mais de uma dezena de discos, com concertos por todo mundo, performances e intervenções poéticas. Foi já distinguida com o prémio ‘Grammy Latino’, em 2004, com Adriana Partimpim, de Melhor Álbum Infantil, e em 2010, com ‘Tua’, Melhor Canção em Língua Portuguesa.

Enquanto antologista e ilustradora, é autora de livros para crianças com poemas e haicais de grandes poetas brasileiros, ilustrou o livro infantil ‘Melchior’, o ‘Mais Melhor’, de Vik Muniz, 2011, e premiada pela capa do álbum infantil ‘Arca de Noé’, em 2013.

Adriana Calcanhotto é embaixadora da Universidade de Coimbra desde 2015, e já foi professora convidada da Faculdade de Letras no primeiro semestre de 2017, “tendo desenvolvido um intenso programa de atividades, desde aulas abertas, ateliês sobre escrita e produção artística até palestras e exposições.”

O curso, ‘Como escrever canções’ que Adriana Calcanhotto vai lecionar tem a duração total de 60 horas e não confere grau académico. As aulas decorrem às segundas e quintas-feiras, das 17h00 às 20h00, e em três sábados, das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 18h00.

As candidaturas para a participação podem ser feitas em online até 15 de fevereiro.