Aeroporto de Lisboa vai aumentar fluidez na circulação dos aviões

ANA Aeroportos vai criar duas saídas rápidas de pista no Aeroporto de Lisboa. Estas saídas vão melhorar a eficiência operacional do aeroporto e reduzir as emissões de CO2.

Aeroporto de Lisboa vai aumentar fluidez na circulação dos aviões
Aeroporto de Lisboa vai aumentar fluidez na circulação dos aviões. Foto: © Rosa Pinto

A ANA Aeroportos de Portugal anunciou que vai iniciar, em janeiro, obras para a criação de duas saídas rápidas de pista no Aeroporto Humberto Delgado. Com as saídas rápidas a ANA tem como objetivo melhorar a eficiência da operação, obter maior fluidez na circulação dos aviões, e reduzir os percursos e as emissões de CO2.

As obras vão decorrer apenas durante o período noturno, o que vai levar ao encerramento da pista para o horário previsto entre as 23h30 e as 5h30, a partir de 6 de janeiro e até ao final de junho. A ANA indicou que já comunicou este encerramento da pista às companhias aéreas, nos prazos definidos a nível internacional para o processo de alocação de slots.

A ANA Aeroportos de Portugal é o grupo responsável pela gestão dos 10 aeroportos em Portugal, tendo passado a fazer parte da rede VINCI Airports em setembro de 2013. A ANA gere os aeroportos de Lisboa, Porto, Faro e Beja, nas ilhas dos Açores os de Ponta Delgada, Horta, Flores e Santa Maria, e na Madeira, o da Madeira e Porto Santo. Os aeroportos portugueses geridos pela ANA movimentaram 55,3 milhões de passageiros em 2018, tendo mostrado um crescimento de 6,8% face a 2017.