Agência das Nações Unidas para Refugiados alerta para gravidade da situação em Moçambique

Agência das Nações Unidas para Refugiados alerta para gravidade da situação em Moçambique
Agência das Nações Unidas para Refugiados alerta para gravidade da situação em Moçambique. Foto:

O Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) anunciou hoje, 23 de maio de 2025, que em Moçambique foram descocadas em poucas semanas mais de 25.000 pessoas, que se vão juntar a quase 1,3 milhão de pessoas desalojadas pelo conflito armado, ciclones consecutivos e seca.

A agência da Organização das Nações Unidas (ONU) para refugiados destacou que os ataques de grupos armados não estatais contra civis e infraestruturas continuam na província de Cabo Delgado, forçando a população a fugir e interrompendo os esforços na procura de soluções e desenvolvimento.

O ACNUR acrescentou que a renovada intensidade do conflito também está a impactar áreas que antes eram consideradas relativamente estáveis, com as hostilidades agora a espalharem-se para novas províncias. Com o financiamento crítico a esgotar-se, o ACNUR, assim como outras organizações humanitárias, alertam e afirmam que sua capacidade de proteger e ajudar aqueles em necessidade urgente está a ser levada ao limite.

Até o momento, neste ano, a agência da ONU para refugiados afirmou ter recebido apenas 32% dos 42,7 milhões de dólares necessários.