Agravamento do estado mar a norte do Cabo da Roca

Marinha e Autoridade Marítima Nacional alertam para o agravamento do estado do mar, a partir do final da tarde de quarta-feira, 22 de março, na costa Oeste do Continente, com especial incidência na zona a norte do Cabo da Roca.

Condições do mar
Condições do mar. Foto: Rosa Pinto

A partir desta tarde, 22 de março, é esperado um aumento gradual da altura das ondas, sendo provável a ocorrência de forte agitação marítima de noroeste com altura que pode chegar aos 6 metros, passando a valores na ordem dos 4 a 5 metros ao longo de quinta-feira, indica a Marinha.

A Marinha e Autoridade Marítima Nacional recomendam à comunidade marítima, que se encontra no mar, a adoção de medidas de precaução e para se manter em elevado estado de vigilância, e à população em geral recomenda-se que, caso exista necessidade de se deslocar até à orla costeira, para se manter numa atitude vigilante e para ter sempre presente que as ondas do mar podem facilmente alcançar zonas aparentemente seguras.

A Marinha disponibiliza ao público, em tempo real, informação da altura máxima das ondas através da sua rede de boias de observação de agitação marítima, através do sítio www.hidrografico.pt.

A Marinha prevê que as condições do mar comecem a melhorar a partir da tarde de sexta-feira, 24 de março.