Água potável vai ser monitorizada para detetar poluentes

Comissão Europeia definiu uma primeira lista de compostos a serem monitorizados na água potável. Os desreguladores do sistema endócrino - o beta-estradiol e nonilfenol – fazem parte da lista de vigilância de compostos a monitorizar.

Água potável vai ser monitorizada para detetar poluentes
Água potável vai ser monitorizada para detetar poluentes. Foto: © Rosa Pinto

A Comissão Europeia pretende que a água potável seja monitorizada em toda a União Europeia. A decisão adotada hoje pela Comissão vai no sentido de detetar na água a potencial presença de dois compostos desreguladores do sistema endócrino, o beta-estradiol e o nonilfenol, ao longo de toda a cadeia de abastecimento de água.

A primeira “lista de vigilância” de compostos para monitorizar nas águas para consumo humano, definida hoje, está de acordo com as regras da União Europeia sobre a água em 2021.

Os Estados-Membros têm agora de estabelecer, até 12 de janeiro de 2023, requisitos de monitorização ao longo de toda a cadeia de abastecimento de água potável, bem como tomar medidas caso os valores de orientação sejam excedidos.

Ao longo do tempo, se surgirem novas substâncias suscetíveis de estarem presentes na água potável e que possam constituir um risco potencial para a saúde, como os desreguladores do sistema endócrino, os produtos farmacêuticos ou os microplásticos, a Comissão Europeia refere que os acrescentará à lista.

Para a Comissão Europeia este novo mecanismo irá contribuir para alcançar os objetivos da Estratégia da UE para os Produtos Químicos e do Plano de Ação para a Poluição Zero num ambiente sem substâncias tóxicas.