Águas Carvalhelhos inova com impressão em braille nas garrafas

Águas Carvalhelhos inova com impressão em braille nas garrafas
Águas Carvalhelhos inova com impressão em braille nas garrafas. Foto; DR

A Águas de Carvalhelhos passou a dispor de impressão em braille em várias tipologias de garrafas de água mineral natural. Uma iniciativa que faz parte dos processos de inovação e responsabilidade social da empresa, que, como anunciou a empresa, a breve prazo será extensiva às variantes de embalagem de água mineral natural gaseificada.

A empresa aproveitou a substituição recente dos anteriores equipamentos de fabrico de garrafas por um sistema mais eficiente e sustentável (que trabalha exclusivamente com preformas) para dar início a esta nova etapa. Em é impresso o nome da marca, utilização do rPET e o pH7 para uma leitura tátil por pessoas cegas ou com visão reduzida.

Esta nova iniciativa da marca transmontana torna as embalagens de água ainda mais acessíveis para cerca de 600 mil cidadãos, um número que se estima sejam atualmente os deficientes visuais em Portugal, em que completamente cegos serão cerca de 30 mil. Mas com o aumento gradual da esperança de vida, verifica-se uma tendência para um incremento no número de pessoas com incapacidades visuais.

Esta em impressão em braille “é uma mudança que pode melhorar a qualidade de vida de muitos consumidores e que atende às necessidades especiais de milhares de pessoas. A responsabilidade social é um domínio valorizado pela Carvalhelhos e que, amiúde, ganha reflexos sobretudo regionais. Esta é apenas mais uma medida, desta vez com reflexos nacionais e internacionais, visto que a empresa exporta cerca de 15% da sua produção”, referiu Gonçalo Magalhães Ferreira, Diretor Comercial de Mercado Externo e Regiões Autónomas da empresa, citado em comunicado pela marca.

Uma iniciativa em que a insígnia foi apresentado à ACAPO – Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal, que, através da sua direção, considerou todos os pequenos avanços deste género importantes para termos uma sociedade mais inclusiva, referiu a Águas de Carvalhelhos.

A Águas de Carvalhelhos é uma das mais conhecidas marcas vintage portuguesas, que se encontra a operar há mais de um século, mas que tem nos últimos anos desenvolvido vários esforços de modernidade na sua operação.

A penúltima intervenção, há cerca de um mês, foi a eliminação da cor das tampas das garrafas de PET (politereftalato de etileno) com capacidade inferior a três litros, em mais um compromisso ambiental que faz assim aumentar a reciclabilidade do plástico (isto porque os pigmentos e os aditivos dificultam o reaproveitamento do vasilhame) e a eficiência na gestão responsável dos resíduos. Uma medida que foi acompanhada por um ajustamento na tonalidade das embalagens: as de água natural apresentam-se agora no mercado menos azuis e as gaseificadas menos verdes.

Mas, antes, em dezembro último, a Carvalhelhos tinha avançado com a incorporação de 30% de rPET (plástico reciclado) em seis tipos de embalagens. Uma mudança que representou uma antecipação em seis anos da meta definida pela União Europeia, através da Diretiva de Embalagens e Resíduos de Embalagens, a qual prevê que todos os fabricantes de garrafas PET deverão incorporar pelo menos 30% de material reciclado a partir de 2030.

A eficiência energética e a sustentabilidade ambiental, recorde-se, motivaram há quase um ano a insígnia a apostar na energia solar, com a instalação de uma unidade de produção para autoconsumo composta de 1.125 painéis fotovoltaicos e, ainda, na eletrificação da frota automóvel ao serviço da empresa. Uma transição que possibilitou uma redução na emissão de dióxido de carbono para a atmosfera na ordem das 259 toneladas anuais.

Explorados comercialmente desde 1915, os aquíferos subterrâneos da Águas de Carvalhelhos são um dos tesouros naturais de Portugal. E assumem há décadas um lugar especial na excelência generalizada das águas engarrafadas nacionais, graças à estabilidade das nascentes que deram origem à marca e às respetivas características organoléticas. Entre as quais se destaca o seu pH 7 (neutro), o que a faz – também – distinguir no mercado.

Águas de Carvalhelhos

A marca Carvalhelhos está associada à localidade com o mesmo nome, situada no concelho de Boticas (Trás-os-Montes), local em que, em meados do séc. XIX, foram descobertas umas águas com propriedades medicinais por uma pastora que nelas lavou as pernas em chagas. A doença entrou em remissão e a “Barrosã”, permaneceu para sempre ligada à imagem da marca, fazendo parte do logotipo da empresa até hoje.

As águas (bicarbonatadas sódicas) começaram então a ser aproveitadas termalmente. O alvará de concessão de exploração foi atribuído em 1915 à empresa das “Caldas Santas de Carvalhelhos”. E as águas ganharam fama com um fotógrafo do Porto chegado à região, que documentou a sua própria recuperação. Passados 110 anos, as características medicinais da Água de Carvalhelhos mantêm-se inalteradas, demonstrando a qualidade e a nobreza dos seus aquíferos.