Aldino de Campos eleito para Comissão de Limites da Plataforma Continental da ONU

Aldino de Campos foi eleito para a Comissão de Limites da Plataforma Continental da Organização das Nações Unidas, na 27.ª Reunião dos Estados-parte da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar.

Aldino de Campos eleito para Comissão de Limites da Plataforma Continental da ONU
Aldino de Campos eleito para Comissão de Limites da Plataforma Continental da ONU. Foto: MPPNU/MNE/DR

Na reunião dos Estados-parte da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar foi eleito Aldino de Campos, com 162 votos a favor de entre 164 votantes. O candidato apresentado por Portugal foi o que conquistou mais votos favoráveis de entre os 20 eleitos para a Comissão de Limites da Plataforma Continental da Organização das Nações Unidas, para o período de 2017 a 2021.

Esta nomeação é de grande importância para Portugal dada a importância dos assuntos ligados aos Oceanos e às pretensões do país na extensão da sua plataforma continental, indica, em comunicado, o Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Portugal submeteu, em 11 de maio de 2009, à Comissão de Limites da Plataforma Continental das Nações Unidas, uma proposta de Extensão da Plataforma Continental de Portugal, para além das 200 milhas marítimas.

Aldino de Campos é doutorado em engenharia do território e especializado sobre extensão da plataforma continental, pela Universidade Técnica de Lisboa, em 2009, e doutorando em relações internacionais em Mundialização e Ambiente e sobre a Governação dos Oceanos, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Portugal.

Possui diploma de engenheiro hidrógrafo pelo Instituto Hidrográfico, mestrado em ciências de sistemas de informação geográfica pelo Instituto Superior Técnico, e mestrado em engenharia geodésica e geomática pela Universidade de New Brunswick, no Canadá, entre outra formação.

Foi professor convidado da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto em conceção e desenvolvimento de projetos ligados à marinha, e investigador no Centro de Investigação Naval.

Desde 2013 até 2016 foi responsável principal da Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental.