Alejandro Martins no pódio em Idanha

Piloto da AM 48, Alejandro Martins, vence Baja TT Idanha-a-Nova e posiciona-se para uma disputa final pelo título na baja de Portalegre. Para o piloto a prova em Idanha foi das mais difíceis devido às condições climatéricas adversas.

Alejandro Martins no pódio em Idanha
Alejandro Martins no pódio em Idanha. Foto: DR

Na penúltima etapa do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno 2018, Baja TT Idanha-a-Nova, Alejandro Martins venceu de forma convincente, com um resultado que lhe permite reentrar na luta pelo título que irá ser discutido na próxima Baja de Portalegre.

Em Idanha, Alejandro Martins foi o mais rápido no prólogo mas veio a perder a liderança da parte da tarde devido a um problema de sobreaquecimento devido a ramos e folhas que taparam quase todo o radiador. O piloto apresentou-se em prova com uma Toyota Hilux e com o habitual navegador José Marques. A equipa retomou a liderança logo no início do primeiro setor no segundo dia da prova, e alargou a liderança até final tendo terminado com uma vantagem de 7m06s sobre o 2º classificado.

Uma vitória que não foi fácil pois o piloto teve de superar dificuldades extremas pelas quais não estaria à espera de passar numa prova toda ela marcada por bastante calor. No final da prova Alejandro Martins revelou: “Foi uma prova mesmo muito difícil principalmente devido às condições climatéricas. Caiu uma chuva torrencial, caiu muito, mas muito granizo na zona de Panamacor. As condições foram muito adversas, pode-se dizer que foi das provas mais difíceis que fizemos, porque penso que nunca vi nada igual. A seguir atravessámos o asfalto estava tudo seco. Passámos pelos extremos. Apesar dessa situação, fizemos uma prova limpa, sem percalços, o que nos permite reentrar na luta pelo título.”

O Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno vai ter a última e derradeira competição desta temporada, a mítica Baja Portalegre 500, a disputar nos dias 25, 26 e 27 de outubro.