Alentejo pode receber assistência técnica da Comissão Europeia

“Aproveitar os Talentos” é uma iniciativa da Comissão Europeia de apoio técnico a regiões que registam um declínio acelerado da população ativa e baixos níveis de ensino superior. O Alentejo é uma das regiões que pode receber apoio da Comissão Europeia.

Alentejo pode vir a receber assistência técnica da Comissão Europeia
Alentejo pode vir a receber assistência técnica da Comissão Europeia. Foto: Rosa Pinto

O Alentejo é uma das regiões da União Europeia (UE) a que a Comissão Europeia pode oferecer assistência técnica para ajudar a explorar o seu potencial para atrair, reter e desenvolver talentos.

Para selecionar as regiões, a Comissão Europeia convidou todas as regiões da UE que registam um declínio acelerado da sua população ativa e baixos níveis de ensino superior a manifestarem o interesse em receberem apoio técnico.

Nas circunstâncias exigidas estão 46 regiões dos seguintes 11 Estados-Membros: Bulgária, Croácia, Chéquia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Itália, Polónia, Portugal e Roménia. Uma das regiões em Portugal é o Alentejo, que pode apresentar candidatura ao convite de manifestação de interesse.

A Comissão Europeia estabeleceu o prazo para a apresentação das candidaturas de 20 de outubro de 2023. O convite é um seguimento concreto da Comunicação: Aproveitar os talentos nas regiões da Europa.

Na comunicação, a Comissão Europeia apresentou as causas e os efeitos das disparidades regionais decorrentes dos desafios demográficos e introduziu o Mecanismo para Estimular os Talentos. Este mecanismo apoia as regiões da UE afetadas pelo declínio acelerado da sua população em idade ativa para formar, reter e atrair as pessoas, as aptidões e as competências necessárias para fazer face ao impacto da transição demográfica.

Esta é uma iniciativa considerada importante no contexto do Ano Europeu das Competências. Os interessados podem aceder a mais informações e a possibilidade de candidatura em online para as regiões interessadas na plataforma “Aproveitar os Talentos”.