Alerta COVID-19: Hospitais no Reino Unido já estão no limite

Diretores médicos do Reino Unido pedem subida para nível 5 de medidas de combate à COVID-19. Alta taxa de transmissão da nova variante leva hospitais a elevada pressão com muitos doentes internados e nos cuidados intensivos.

Alerta COVID-19: Hospitais no Reino Unido já estão no limite
Alerta COVID-19: Hospitais no Reino Unido já estão no limite. Foto: © Rosa Pinto

Sistema de saúde do Reino Unido já está sob elevada pressão, como número muito elevado de pacientes de COVID-19 internados em Hospitais e nas Unidades de Cuidados Intensivos. Assim, os quatro diretores médicos do Reino Unido e o diretor médico do Serviço Nacional de Saúde (NHS, sigla em inglês) recomendam que o Governo eleve para o nível 5 o estado de combate à pandemia.

Atualmente as taxas de transmissão são muito altas na comunidade, e os novos casos infeção estão a aumentar em quase todos as partes do país impulsionados pela nova variante do coronavírus que é muito mais transmissível.

Os responsáveis médicos indicam que não estarem certos que o Serviço Nacional de Saúde “possa lidar com um aumento sustentado de casos e, sem outras ações, há um risco material do NHS, em várias áreas, ser sobrecarregado nos próximos 21 dias.”

Os médicos indicam que “embora o NHS esteja sob imensa pressão, foram feitas mudanças significativas para que as pessoas ainda possam receber tratamento” e lembram que numa situação crítica as pessoas devem procurar o serviço de urgência, mas no caso de necessidade médica não urgente devem contatar o médico de família ou ligar para linha de atendimento do NHS.