O monóxido de carbono (CO) é um gás venenoso que causa doenças de leves a graves em muitas pessoas todos os anos. Respirar monóxido de carbono, que é frequentemente chamado de “o assassino silencioso”, pode rapidamente tornar-se uma ameaça à vida e por isso em caso de inalação este deve ser tratado como uma emergência médica. Ninguém está livre e não há nível de proteção para o monóxido de carbono, incluindo o caso de animais de estimação.
No entanto, é crucial reconhecer os sinais e sintomas de envenenamento por CO e agir rapidamente, esclareceram especialistas em controlo de venenos. Os primeiros sintomas de envenenamento por CO podem ser confundidos com sintomas de uma comum constipação, gripe ou infeção COVID-19. Se os sintomas melhorarem enquanto estiver ao ar livre, considere o envenenamento por monóxido de carbono como uma possibilidade.
Os sintomas podem incluir dor de cabeça, tontura, fraqueza, dor de estômago, vómito, dor no peito e confusão. Em níveis altos, o envenenamento por CO causa inconsciência (coma) e morte.
Para evitar envenenamento não intencional por monóxido de carbono, deverá assumir precauções como colocar os equipamentos que emitem o CO a funcionar no exterior de casa. Equipamentos como os que consomem gás produzem monóxido de carbono, pelo que nunca devem ser usados em ambientes fechados, seja qual for a circunstância, disseram especialistas.
Ao colocar os equipamentos no exterior da casa evitará que níveis perigosos de CO se acumulem no interior e envenenem os que estiverem no interior. O gás não emite nenhum aviso, o que significa que não se pode ver, cheirar, ouvi-lo ou saboreá-lo”, disse Bruce Ruck, do New Jersey Poison Control Center na Rutgers New Jersey Medical School.
A única maneira de se saber se há CO dentro de uma casa é usar detetores de monóxido de carbono no interior da casa. “Se um detetor de monóxido de carbono disparar o alarme, não o ignore, pois está a tentar salvar vidas”, referiu o especialista.
Os detetores de monóxido de carbono não apresentam problemas com tanta frequência quanto normalmente podemos pensar. No entanto, os detetores de CO devem ser verificados e as baterias devem ser substituídas pelo menos duas vezes por ano.
Em caso de se suspeitar que alguém está a apresentar sintomas de envenenamento por monóxido de carbono, deve ser procurada ajuda médica imediatamente:
■ Se alguém estiver inconsciente ou sem resposta, de ser retirado de casa e liguar para o 112 imediatamente.
■ Sair da casa ou do prédio e apanhar ar fresco. Não perder tempo a abrir janelas. Isso atrasará a saída e fará com que sejam respirados gases ainda mais perigosos.
■ Contactar os bombeiros locais ou o fornecedor de gás para verificarem se há saídas de monóxido de carbono.
■ Ligar para o SNS 24 para obter orientação e atendimento médico personalizado.