Alexandra Cerveira Lima assume direção do Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa e Museu dos Biscainhos, em Braga

Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa e Museu dos Biscainhos, em Braga, vão ser dirigidos por Alexandra Cerveira Lima. A nova diretora, que dispõe de experiência na direção de museus, foi escolhida através de concurso de seleção internacional.

Alexandra Cerveira Lima assume direção do Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa e Museu dos Biscainhos, em Braga
Alexandra Cerveira Lima assume direção do Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa e Museu dos Biscainhos, em Braga

Alexandra Cerveira Lima, licenciada em História, Variante de Arqueologia e Mestre em Arqueologia, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, foi escolhida, após concurso de seleção internacional para diretora do Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa e do Museu dos Biscainhos, em Braga, indicou a Regional de Cultura do Norte.

A nova diretora possui também diplomas do Programa de Formação em Gestão Pública (FORGEP) e do Curso de Alta Direção em Administração Pública (CADAP), do Instituto Nacional de Administração I.P. (INA).

Entre 2004 e 2010, Alexandra Cerveira Lima foi Diretora do Parque Arqueológico do Vale do Côa, tendo assegurado a abertura e o primeiro meio ano de funcionamento do Museu do Côa.

Entre novembro de 2016 e setembro de 2018, exerceu o cargo de Chefe da Divisão de Museus e Património Cultural da Câmara Municipal do Porto (CMP) e entre setembro de 2018 e janeiro de 2022, o cargo de Chefe da Divisão de Património Cultural da CMP.

Entre diversas atividades e funções foi formadora e docente no ensino básico e superior, técnica superior no Parque Nacional da Peneda-Gerês e no Parque Natural do Douro Internacional, do quadro do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, e técnica superior no Parque Arqueológico do Vale do Côa.

Nos domínios da investigação participou em diversos projetos e é autora e coautora de artigos e livros no âmbito dos projetos, bem como tem vindo a participar, como oradora e palestrante, em congressos, encontros científicos, seminários e ações de divulgação.

Alexandra Cerveira Lima foi fundadora e dirigente da Associação Profissional de Arqueólogos e da Associação de Amigos do Parque e Museu do Côa e consultora da Associação Transumância e Natureza.