
Na Cimeira Global: Saúde e Prosperidade através da Imunização, que ocorreu a 25 de junho de 2025, em Bruxelas, os líderes mundiais prometeram apoio à Aliança para as Vacinas, Gavi, num total de mais de 7,7 mil milhões de euros para um orçamento previsto de 10,2 mil milhões de euros para o seu próximo período estratégico de cinco anos, de 2026 a 2030 (o Gavi 6.0). No entanto, e no comunicado da cimeira é indicado que são esperados, nos próximos meses, mais compromissos de doadores.
A Cimeira também resultou em 3,8 mil milhões de euros em financiamento complementar desbloqueado por instituições financeiras de desenvolvimento, até 170,6 milhões de euros em poupanças de custos para programas apoiados pela Gavi anunciados pelos fabricantes de vacinas e outros compromissos de inovação e fornecimento que impulsionarão ainda mais o acesso equitativo a vacinas essenciais, e uma série de parcerias do sector privado destinadas a transformar os sistemas de imunização em países de baixo rendimento, o que inclui um compromisso ancora de 34,1 milhões de euros para um novo Fundo de Alargamento da Inovação.
Com os compromissos assumidos na cimeira a Gavi espera poder proteger 500 milhões de crianças de doenças evitáveis, e assim, evitar entre 8 a 9 milhões de mortes futuras, e através stocks de vacinas proteger o mundo de surtos mortais de doenças como a cólera, o sarampo e o ébola, e dessa forma desbloquear 85,3 mil milhões de euros em benefícios económicos para os países.
A Cimeira, coorganizada pela União Europeia, pela Fundação Gates e pela Gavi, em parceria com a Global Citizen, contou com a presença de representantes de 55 países doadores e implementadores, incluindo 10 chefes de Estado e de Governo e 24 ministros, bem como de líderes de instituições multilaterais, da sociedade civil, do setor privado e da indústria de vacinas. Os coanfitriões União Europeia e Fundação Gates reafirmaram a sua liderança na saúde global ao assumirem fortes compromissos com a Gavi.
A Fundação Gates anunciou um compromisso de 1,4 mil milhões de euros, destacando a sua parceria duradoura nos esforços da Gavi para garantir a sobrevivência infantil. A Comissão Europeia prometeu 360 milhões de euros, como parte de um compromisso total de mais de 2 mil milhões de euros da Equipa Europa — que inclui a UE e os seus Estados-Membros — coletivamente o maior doador da Gavi.
Na Cimeira, o Banco Europeu de Investimento (BEI) anunciou uma extensão da sua linha de liquidez de mil milhões de euros, que pode ser acedida por qualquer doador para facilitar a sua contribuição, enquanto a Equipa Europa já prometeu quase 800 milhões de euros ao Acelerador Africano de Fabrico de Vacinas (AVMA) da Gavi para apoiar o fabrico local de vacinas.